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Terapia verde contra a doença de Alzheimer

O projeto “Jardins Terapêuticos” do Centro Teresa de Calcutá, em Pádua, foi estudado, certificado e por fim premiado. Em contato com plantas como carvalhos, louros e alecrins, os pacientes com demência recuperam a memória, as funções cognitivas prejudicadas, como a linguagem, melhoram o humor e, acima de tudo, usam menos medicamentos. O diretor: “a natureza é um ventre capaz de acolher, gerar e curar.
Cecilia Seppia – Cidade do Vaticano
Anticorpos monoclonais, moléculas inteligentes capazes de limpar o cérebro do acúmulo de Beta-amiloide, drogas experimentais desenvolvidas em laboratórios estrangeiros, ondas transcranianas para despertar memória, treinamento cognitivo apoiado por realidade virtual, a verdade é que, para o Alzheimer, apesar dos esforços incansáveis da pesquisa, ainda não há cura, a não ser o que os especialistas chamam de “contenção” e desaceleração da doença. E quando o declínio cognitivo patológico entra em uma casa, quando a demência atinge um avô, uma avó, um pai, uma pessoa amiga, a única coisa que se quer fazer, sem deixar de seguir a exaustiva triagem hospitalar, é parar o tempo e parar de lutar contra ele. Isso acontece aqui, em Rubano, na província de Pádua, nos Jardins Terapêuticos do Centro da Casa Madre Teresa de Calcutá, onde a vegetação regenera e cura, e a vida dos pacientes e cuidadores flui em um estado de normalidade redescoberta.  Giovanni, com as mãos nos vasos, cuida de suas sementes e sabe que, depois de plantadas, deve regá-las e lembrar-se de verificá-las todos os dias, como se faz com um irmão, um amigo, de cuja saúde se cuida. Anna caminha até a grande cerejeira. De repente, ela levanta a cabeça, respirando profundamente, com um brilho nos olhos. Logo acima dela, um esquilo pula entre os galhos. E um sorriso a ilumina. Piero passeia pelos arbustos floridos, alcança o alecrim, pega-o nas mãos, cheira-o, mergulha o rosto nos galhos, parece feliz, sereno. Rina, desde que pôs os pés no Jardim Terapêutico, recuperou todas as lembranças do jardim de sua casa, de quando era jovem, está convencida de que está ali, quer cuidar dele ela mesma. Por isso, os operadores lhe dão seu próprio espaço, sem a presença de outros pacientes. Cheiros, cores, contato com árvores, flores e plantas aromáticas é a terapia que se mostrou eficaz para quem sofre de Alzheimer, premiada pelo Innovation Lab e, em nível internacional, pelo Urban Innovation and Entrepreneurship de Sydney. Um projeto, conhecido como projeto Verbena (Green and Wellbeing Alzheimer’s) em Pádua, que, após dois anos de experimentos, obteve benefícios certificados pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Pádua e pelo Tesaf, criado pela Giotto Cooperativa Sociale e pela Opsa (Opera Provvidenza Sant’Antonio), pelo Departamento de Psicologia Geral e pelo Departamento de Sistemas Agroflorestais da Universidade de Pádua. E também dois livros, “Curarsi del Verde” e “Salvarsi con il verde”, publicados com as diretrizes e os resultados da experimentação.

Um ângulo dos Jardins Terapêuticos

Mais memória, menos ansiedade
“Após o Jubileu de 2000 – afirma Dom Roberto Ravazzolo, diretor da Opsa e do Centro Madre Teresa – a diocese se perguntou quais eram as necessidades emergentes e percebeu que não havia centros específicos e dedicados para essas pessoas com distúrbios cognitivos e suas famílias”. A pedra fundamental da Casa Madre Teresa foi lançada no ano 2000 e depois, com o compromisso de todos e a visão profética do padre Roberto Bevilacqua da Opsa, que era médico, a instalação começou a funcionar em 2006 e atualmente acomoda 34 pessoas em dois centros residenciais e 50 em dois centros diurnos.
Há muitas atividades, todas apoiadas por médicos, psicólogos e operadores experientes, mas poderíamos dizer que os Jardins, inicialmente concebidos para oferecer apenas momentos de recreação e passeios, para ser um mero elemento de decoração da própria Casa, tornaram-se a verdadeira razão de ser desse lugar. Sim, porque quanto mais tempo passam entre os carvalhos e louros, oliveiras, bordos e magnólias, mais os pacientes recuperam suas memórias. Uma espécie de milagre diante do qual filhos e cônjuges não conseguem conter as lágrimas. Mas isso não é tudo. Os benefícios são muitos: os pacientes se mostram mais autônomos, menos ansiosos e inquietos, menos apáticos e deprimidos, mais inclinados à socialização e capazes de reativar funções cognitivas importantes, como a linguagem e o raciocínio, mas, acima de tudo, diz o psicólogo do Centro, Dr. Andrea Melendugno, há uma redução consistente no número de medicamentos, uma série deles, usados para essa patologia. Na verdade, parece que o verde “racional” desse lugar quase tenha o poder de reparar neurônios danificados, de criar novos neurônios, exatamente como os brotos da Primavera.

Os pacientes da Casa Madre Teresa também têm a oportunidade de praticar horticultura

A criação dos jardins
Muitos hectares, cerca de 22, dos quais os jardins (três no total) são apenas uma pequena parte, uma espécie de “hortus conclus”, para usar uma expressão bíblica, mas os pacientes não podem se perder porque, embora amplos e variados, os caminhos são circulares, ou seja, sempre retornam ao ponto de partida. Tudo aqui é estudado nos mínimos detalhes, não para “apoiar” a doença, mas para curá-la: as plantas, a localização, a divisão do espaço, o tipo de jardim. As escolhas são feitas pelo designer internacional de jardins Andrea Mati, especializado em áreas verdes para pessoas com fragilidade. “O objetivo maior é o atendimento do paciente”, explica Dom Ravazzolo. Esta não é uma Casa de Repouso onde as pessoas com a doença de Alzheimer ficam “estacionadas” ou são apenas cuidadas. Basta pensar que, antes de montar o Jardim, identificamos 480 pesquisas sobre o assunto, foi realizado um reconhecimento cuidadoso do local, uma seleção muito precisa das plantas, porque cada planta, cada árvore deve ter uma determinada forma, um desenvolvimento preciso, até mesmo a projeção da sombra das árvores foram estudadas detalhadamente. Para os pacientes de Alzheimer, de fato, a sombra é assustadora, ela só piora a sensação inexplicável de um “buraco negro” que eles sentem em suas mentes e que alimenta a ansiedade e a depressão”.
Sustentabilidade, reconhecimento, biodiversidade
Atualmente, existem 138 espécies diferentes de plantas e todas elas locais. Na verdade, não se pode construir um jardim com plantas provenientes de outra região, é preciso levar em conta o clima, a exposição ao sol, a umidade e a composição do solo. Além disso, se o paciente tiver que lidar com um elemento vegetal específico da região, ele experimentará um estado de maior segurança, conhecerá e reconhecerá esse elemento e poderá até mesmo recuperar memórias da infância. Assim, árvores como ficus, olmo, medronheiro, bordo, cerejeira e romã, que fazem parte dos jardins e da zona rural do Vêneto, criam um ambiente reconhecível e familiar para aqueles que perderam a memória. O mesmo acontece com o tomilho, a sálvia, o louro e o alecrim que são importantes recordações cognitivas. A seleção de plantas é crucial para a memória. “Depois de uma fase inicial de reconhecimento”, continua o diretor, “passamos para a fase experimental com dois estudos de campo, um para residentes e outro para hóspedes diurnos do centro. No total, 45 hóspedes participaram ativamente, incluindo praticamente todos os estágios da doença, do mais leve ao moderado e ao mais grave. Foram envolvidas equipes multidisciplinares e também um grupo de familiares para identificar conjuntamente os critérios de recordação e ação. Após esse passo foram feitas as publicações dos resultados em revistas científicas internacionais e uma monografia do projeto, que atualmente é um ‘manual’ para os que estão tentando fazer o que fizemos, e, em particular, os grandes avanços no tratamento”. Por trás da escolha das plantas, que são estritamente nativas, há dois outros motivos além da capacidade de identificação, ou reconhecimento por parte dos hóspedes. Ou seja, a sustentabilidade e a recuperação da biodiversidade que a ação destrutiva do homem está fazendo desaparecer. “O tema da sustentabilidade é muito importante, plantar um jardim também significa garantir a manutenção e isso tem custos. Para ser eficaz, o jardim deve ser bem mantido. Da biodiversidade também vêm os estímulos mais adequados para os doentes, além, é claro, de nutrir o meio ambiente”, alerta o Dr. Melendugno.

Todas as plantas dos Jardins Terapêuticos, mesmo as floridas, têm uma forte conexão com o território

Aproveitamento livre e autônomo
Desde então, os experimentos nunca pararam, a vegetação cresceu, os Jardins Terapêuticos ficaram cheios de árvores, os pacientes começaram a viver em meio à natureza e a se sentir cada vez melhor. E os resultados vieram. “No início – enfatiza Nicola Boscoletto, presidente da Cooperativa Giotto, que acompanhou e ainda acompanha a realização dos Jardins – os estudos eram pioneiros, era um grande desafio. Porém, nos últimos anos, cada vez mais, também graças ao nosso projeto, tem havido a confirmação de que a interação de pessoas com Alzheimer e outros tipos de demência com parques e jardins criados adequadamente incentiva a regeneração dos recursos cognitivos”. Nos Jardins, os pacientes podem passear a qualquer momento, sem horários, até mesmo à noite para aqueles que sofrem de insônia, sozinhos ou com cuidadores: um aproveitamento totalmente livre. Sob os calicantos e entre os medronheiros, eles encontram amigos e parentes, sentam-se ao ar livre, cultivam sua horta e flores. Há também programas organizados: musicoterapia, jardinagem, atividades sensoriais. Mesmo os cadeirantes podem cuidar do jardim e da horta, graças aos espaços elevados, na altura dos assentos.

Os jardins são criados por arquitetos especializados e seguem percursos circulares

A natureza é um ventre que acolhe e gera
“Pensando nesses Jardins – acrescenta padre Roberto – tenho a imagem da natureza como um ventre que acolhe e gera vida e não posso deixar de pensar no que o Papa Francisco nos diz na encíclica Laudato si’. O homem é por si mesmo parte da natureza. Às vezes pensamos na natureza como algo alheio ao homem, do qual o homem é um espectador, mas não nos esqueçamos de que cada um de nós faz parte desse amor criativo de Deus que dá vida a todas as coisas. Portanto, no texto do Pontífice, realmente encontramos a explicação teologal que nos permite compreender essa conexão e explicar, além das percepções psicológicas, botânicas e terapêuticas, a partir de uma perspectiva teológica, por que isso acontece. Por meio da natureza, podemos cuidar dos doentes que muitas vezes são esquecidos ou confiados apenas aos cuidados amorosos, mas exaustivos, dos membros da família. Aqui no Centro Madre Teresa, vemos essa união vitoriosa entre o homem e o meio ambiente, da qual fala o Santo Padre, se concretizar, a ponto de evidenciar uma cura”. “Cuidado, fragilidade e comunidade”, ressalta o Dr. Melendugno, são as três palavras-chave que emergem de nosso projeto e que se baseiam diretamente na encíclica do Papa Francisco. E quando falamos de comunidade, não estamos nos referindo apenas à comunidade de pessoas, mas também à comunidade de plantas. As plantas dos Jardins Terapêuticos devem ser capazes de coexistir umas com as outras e proporcionar aos nossos hóspedes um ambiente favorável, capaz de dialogar e interagir com eles, para curá-los e beneficiá-los”.
Menos assistencialismo, mais sustentabilidade
Em suma, o Jardim Terapêutico é, na verdade, uma instalação de saúde por si só. Isso beneficia os hóspedes, mas também a equipe que trabalha na instalação e, não menos importante, suas famílias. O ponto de virada é uma política de escolhas menos assistencialistas, mas sustentáveis e generativas. O objetivo é o bem-estar da pessoa, fazendo com que tanto os pacientes quanto as famílias se sintam melhor. E são justamente as famílias que dão feedback positivo, repetindo que veem seus entes queridos tão serenos como há muito tempo não se via. O resultado final do projeto Verbena são as diretrizes certificadas para a criação e o uso de jardins terapêuticos nas estruturas para idosos: “Pádua – conclui o padre Roberto Ravazzolo – quer ser um precursor, um exemplo para uma mudança concreta na qualidade de vida nas Casas de Repouso”.

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O Papa: muitos conflitos abertos, não ceder à lógica das armas

Francisco divulgou uma carta por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma a Maria Salus Populi Romani durante a fúria da II Guerra Mundial. O Pontífice pede que o aniversário seja uma oportunidade para “meditar em torno do terrível flagelo da guerra”. Olhando para a Ucrânia, Oriente Médio, Sudão e Mianmar, exorta a ouvir os “gritos de terror e de sofrimento” que questionam a consciência de todos e a “trabalhar pela paz na Europa e no mundo”.
Mariangela Jaguraba- Vatican News
O Papa Francisco enviou uma carta ao vice-gerente da Diocese de Roma, dom Baldassarre Reina, por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma ao ícone de Nossa Senhora conhecido como “Salus Populi Romani” durante a II Guerra Mundial.
O Pontífice une-se espiritualmente a toda a comunidade diocesana que celebra pela primeira vez a memória litúrgica da Salus Populi Romani, e recorda o voto que o povo de Roma e seu Pastor, Papa Pio XII, fez a Nossa Senhora em 4 de junho de 1944 para implorar a salvação da cidade, quando o confronto direto entre o exército alemão e os aliados anglo-americanos estava prestes a acontecer”, escreve o Papa no texto.
“A devoção ao antigo ícone conservado na Basílica de Santa Maria Maior está viva há séculos no coração dos romanos, que recorriam a ele para fazer súplicas e invocações, especialmente durante pragas, desastres naturais e guerras”, escreve ainda Francisco. “Os eventos marcantes da vida religiosa e civil de Roma eram registrados em frente a essa imagem. Portanto, não é de surpreender que o povo romano desejou confiar-se mais uma vez a Maria Salus Populi Romani enquanto a Urbe vivia o pesadelo da devastação nazista”, ressalta ainda o Papa.

Pio XII com os cidadãos romanos após o bombardeio do bairro de São Lourenço

Não ceder à lógica das armas
De acordo com Francisco, “oitenta anos depois, a lembrança desse acontecimento tão cheio de significado quer ser uma ocasião para rezar por aqueles que perderam a vida na II Guerra Mundial e para fazer uma meditação renovada sobre o tremendo flagelo da guerra”.
Muitos conflitos em diferentes partes do mundo ainda estão abertos hoje. Penso em particular na martirizada Ucrânia, na Palestina e Israel, no Sudão e Mianmar, onde as armas ainda fazem barulho e mais sangue humano continua sendo derramado.

“Esses são dramas que afetam inúmeras vítimas inocentes, cujos gritos de terror e sofrimento questionam a consciência de todos: não podemos e não devemos ceder à lógica das armas!”

O apelo de Paulo VI à ONU
O Pontífice recorda que “vinte anos após o fim da II Guerra Mundial, em 1965, o Papa São Paulo VI, falando na ONU, perguntou: ‘Será que o mundo chegará a mudar a mentalidade particularista e bélica que até agora teceu grande parte de sua história?'” Segundo Francisco, “essa pergunta, que ainda aguarda uma resposta, estimula todos a trabalhar concretamente pela paz na Europa e em todo o mundo”.

“A paz é um dom de Deus que também deve encontrar hoje corações dispostos a acolhê-lo e trabalhar para serem construtores da reconciliação e testemunhas da esperança.”

Ser construtor de paz
Francisco espera “que as iniciativas promovidas para comemorar o voto popular à Mãe de Deus, nos quatro lugares que foram protagonistas daquele acontecimento, possam reavivar nos romanos a intenção de serem construtores de uma verdadeira paz em todos os lugares, relançando a fraternidade como condição essencial para recompor conflitos e hostilidade”. “Pode ser construtor de paz”, ressalta o Papa, “quem a possui dentro de si e, com coragem e mansidão, se compromete em criar vínculos, em estabelecer relações entre as pessoas, em apaziguar as tensões na família, no trabalho, na escola, entre os amigos”.
O Pontífice conclui a carta, pedindo a Nossa Senhora Medianeira para que “obtenha para toda a humanidade o dom da concórdia e da paz” e confia “todos os habitantes de Roma, especialmente os idosos, os doentes, as pessoas sozinhas e em dificuldade, à intercessão materna da Salus Populi Romani”.

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Indonésia. Ilha de Flores ainda é uma “terra prometida” de vocações

“Em junho e julho estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”, conta Pe. Galvani
Vatican News

 

Em 1924 os vigários e prefeitos apostólicos encontraram-se pela primeira vez, para definir uma orientação comum sobre diversas questões da vida da Igreja e sobre a relação com as …

“Nesta época de final de ano letivo, estamos obtendo bons resultados vocacionais. Nós, Camilianos, tentamos nos manter em forma tanto quanto possível com muitas pequenas coisas boas para fazer, não apenas no campo vocacional, mas também com nossas iniciativas sociais e de caridade.”
É o que conta à agência missionária Fides o padre Luigi Galvani, pioneiro na Diocese de Maumere, na Indonésia, onde os Missionários Camilianos estão presentes em três dioceses com 4 seminários, dois centros sociais onde coordenam um programa de nutrição para 160 crianças pobres, apoio à distância para cerca de 20 estudantes merecedores, um projeto de “casas especiais” para libertar os doentes mentais de situações de opressão e, por fim, um modesto projeto de produção de água mineral e do sorvete “São Camilo”.
Ordenações diaconais entre os vários institutos missionários
“Em junho e julho – explica ele – estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”.
A mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio

Em algumas áreas do país, que o Papa visitará em setembro, membros do clero local e de ordens religiosas masculinas e femininas moram por alguns dias em famílias católicas, …

“Nos próximos meses, haverá também as profissões religiosas de numerosos noviços e noviças dos vários institutos masculinos e femininos presentes na Diocese de Maumere, que, no momento, atingiram o número de 62 comunidades religiosas”.
“Todos esses resultados vocacionais encorajadores – conclui o missionário – certamente recompensam o empenho dos vários promotores, mas também são um testemunho da fé e do espírito missionário de centenas e centenas de famílias na ilha de Flores, que continua sendo a mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio. Talvez seja também por isso que Flores é chamada de “terra prometida” de vocações.
(com Fides)

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África Central, quando uma Porta Santa se abriu para o mundo

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2015, foi aberto em um lugar sem precedentes, longe do coração cristão do mundo, a Basílica de São Pedro, mas dentro do coração do Papa Francisco, em Bangui. O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo da capital da África Central, revive aquele dia memorável e o significado benéfico que a visita do Pontífice produziu ao longo do tempo.
Maria Milvia Morciano e Jean Charles Putzolu – Vatican News
É tarde e a noite se prepara lentamente para chegar, tingindo o céu de rosa e dourado. A porta da Catedral de Notre-Dame em Bangui se abre, empurrada por duas mãos firmes. A figura de Francisco está de pé, vigorosa. Muitos anos se passaram desde aquele 29 de novembro de 2015, o primeiro dia do Advento e a data de início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que foi inaugurado, antecipadamente, em um lugar igualmente extraordinário, na capital da África Central. Pela primeira vez na história, a abertura da Porta Santa não se realiza na Basílica de São Pedro, no túmulo do Apóstolo, no centro do mundo cristão, mas em um lugar remoto, para muitos desconhecido.
Capital espiritual
A África Central é um dos países mais sangrentos e divididos do mundo. O Papa o escolheu justamente por esse motivo, para levar misericórdia e uma mensagem de paz a uma “terra que está sofrendo há vários anos com a guerra e o ódio, a incompreensão e a falta de paz. Mas nessa terra sofrida há também todos os países que estão passando através da cruz da guerra. Bangui se torna a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Por Bangui, por toda a República Centro-Africana, por todo o mundo, pelos países que estão sofrendo com a guerra, pedimos paz!”, disse o Papa na praça da igreja, depois de sair de um papamóvel, desprovido de qualquer proteção contra possíveis perigos, onde o imã também concordou em se sentar.
Um gesto universal compreendido por todos
Uma tradição antiga é transferida para um país jovem. O significado de abrir a Porta Santa e cruzar o limiar está enraizado em um simbolismo ancestral que, em Bangui, se ramifica e dá novos frutos. Ele está revestido de futuro. O gesto do Papa Francisco foi revolucionário porque, em um lugar fechado, cheio de barreiras, ele abre uma porta para a esperança, convida as pessoas a entrarem para encontrar misericórdia e paz, para encontrar Cristo e serem transformadas. Ele traduz de forma cristã uma metáfora compreensível para todos, em qualquer lugar do mundo, de qualquer tradição, religião, experiência e história. Todos entendem que se trata de um rito de passagem fundamental e sagrado.
A linha de fronteira, o limes latim, ponto final, fechamento, é transformada em limen, limiar, abertura. Talvez não seja coincidência o fato de duas palavras opostas conterem a mesma raiz, mas é interessante lembrar o fato de que, na linguagem eclesiástica, a “visitatio ad limina apostolorum” é a visita dos peregrinos aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, que remonta aos primeiros séculos da Igreja, mais tarde estendida aos bispos. Tudo fala de Jubileu.
Portas Santas em toda parte
Naquele ano de Misericórdia, muitas Portas Santas foram abertas em todo o mundo, quase um sistema solar composto por milhares de estrelas brilhantes espalhadas pela Terra, mesmo nos lugares mais remotos. Foi uma grande oportunidade, um presente dado a todos, mesmo àqueles que, por vários motivos, não podiam se locomover e viajar. Foi um jubileu extraordinário que pôde ser vivenciado em todas as igrejas locais, permitindo que aqueles que quisessem vivenciar plenamente o evento, fazer a peregrinação e atravessar a Porta da Misericórdia em sua própria diocese.
Uma esperança que vem de Roma
O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo de Bangui, é um dos intérpretes nodais de seu país. Sua história é de fé e de uma árdua “luta pela paz”, lembrando o título de seu livro na versão italiana, publicado pela Livraria Editora Vaticana em 2022. O cardeal centro-africano compartilhou com a mídia vaticana, aos microfones de Jean Charles Putzolu, a memória daqueles dias e as consequências benéficas da visita do Papa à África Central.
Gostaria de levá-los de volta ao dia 29 de novembro de 2015, o primeiro domingo do Advento, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia. Foi em Bangui, na República Centro-Africana, portanto, em seu país: uma tradição muito antiga chegando a um país jovem. Em sua opinião, qual foi o significado desse gesto para todos os centro-africanos?
É um gesto único na história não apenas da Igreja universal, mas também da nossa Igreja.
Porque nós, centro-africanos, diante da violência, do sofrimento e da morte, encontrando-nos vivendo em um estado de absurdo, sentimos a esperança que veio de Roma por meio do homem de Deus, o Papa, que veio para aplacar, para trazer paz, tranquilidade e perdão, para trazer reconciliação, convidando nós, centro-africanos, a abrir as portas de nossos corações, cheios de ódio, rancor e vingança, para que pudéssemos nos enfrentar. É por isso que ele mesmo disse para depormos nossas armas: “leve a justiça, leve o amor”. Acredito que seu gesto será sempre lembrado aqui na República Centro-Africana. Muçulmanos, protestantes, católicos, todos nós somos unânimes em dizer que sua chegada foi salutar.
E o Papa de fato chegou. Ela se lembrou dessa mensagem, desse chamado para depor as armas. Havia uma enorme tensão até quase dois dias antes de sua chegada a Bangui. Houve mais tensão desde então? Essa mensagem foi ouvida? A mensagem do Papa foi ouvida e atendida? As armas ficaram em silêncio?
Acho que a mensagem foi ouvida. Passamos seis meses desde a partida do Papa como se estivéssemos em um país normal, algo impensável até dois dias antes de sua chegada. Sua chegada aliviou a pressão. Vimos muçulmanos saindo de seus enclaves para se juntarem a seus irmãos e irmãs católicos no estádio, para participar da grande celebração. As pessoas iam e vinham. O Km 5 [marco 5] era considerado um local onde havia muitas armas e, portanto, não se podia entrar. Mas fui até lá com os cristãos para acompanhar o Papa, dizendo aos muçulmanos: “vamos caminhar juntos!”
O Papa veio de Roma para a República Centro-Africana, os cristãos de Bangui deixaram nossos bairros para ir ao encontro de nossos irmãos, caminhando pela paz. Bem, nós marchamos e continuamos a fazê-lo desde aquele dia. Um líder rebelde nos disse que deveríamos conversar sobre espiritualidade com os imãs. Os imãs organizaram uma grande reunião para pedir aos líderes rebeldes que depusessem suas armas e muita coisa mudou desde então. Isso também foi resultado da visita do Papa.
Os imãs realizaram um grande encontro para pedir aos líderes rebeldes que deponham as armas e isso mudou muito. Esse também foi o resultado da visita do Papa, que nos deu um empurrão, nos fez recomeçar e agora estamos vendo os resultados. Hoje as armas não circulam mais como antes.
Em sua opinião, quais foram os outros frutos desse evento?
Foram os encontros entre jovens muçulmanos e jovens cristãos. Encontros bastante regulares entre mulheres muçulmanas e mulheres cristãs, e entre nós, líderes. Há pouco tempo, em março, uma mesquita a 250 quilômetros daqui foi vandalizada. O imã, o pastor protestante e eu falamos ao coração de nossos fiéis para desarmá-los e convidá-los a cooperar, respeitar, valorizar e respeitar o local. Esse, em minha opinião, é o fruto dessa passagem. Agora também pedimos que a justiça seja feita. Isso significa que aqueles que perderam suas casas devem poder recuperá-las, o que significa que aqueles que moram na casa do vizinho há muito tempo devem ter a gentileza de sair. E nós, líderes religiosos, trabalhamos com o coração. Há alguns que saem para deixar a casa para os proprietários sem passar pelos tribunais ou pelo Estado. Portanto, acho que isso também é proveitoso. Agora os corações estão dispostos e podemos conversar, podemos imaginar um futuro comum.
Quando o senhor diz que eles saem de casa, é porque eles realmente a devolvem ao seu legítimo proprietário, certo?
Exatamente isso.
Em um nível mais pessoal, Vossa Eminência, quais são suas lembranças mais fortes e talvez mais vívidas daquele período?
A lembrança mais vívida é a de entrar no quilômetro 5 dois dias antes: era impossível atravessar o posto de controle. Eu estava lá. Vi com meus próprios olhos: o Papa escolheu ir em um veículo não blindado, mas em campo aberto. Todos sabiam que havia muitas armas no local. Francisco teve a coragem de ir até lá e vimos que o imã também concordou em ir no papamóvel. Essa é a imagem mais forte. Quando saí para ir ao estádio, vi muçulmanos saindo em massa, arriscando suas vidas. Foi sua fé que os levou a sair. Um imã nos disse: ‘O Papa não veio para vocês, cristãos, mas para nós, muçulmanos. Estávamos no enclave, estávamos na escravidão. Ele nos libertou!”
Eminência, uma última pergunta: o senhor se tornou inseparável do Imã… entre cristãos e muçulmanos e também com os protestantes. Vocês realizam iniciativas juntos quase diariamente. Esse é outro fruto. É claro que é o resultado de seu trabalho, mas também é o resultado da visita do Papa…
A visita do papa nos confortou, incentivou e apoiou nesse trabalho. E fomos nós três que pedimos a ele que viesse à República Centro-Africana. Acho que todos nós somos gratos a ele. Esse é o fruto de sua passagem.
O Jubileu de 2025. Como estão se preparando para ele?
O Jubileu de 2025 é um momento importante para a Igreja. Bem, já estão sendo criados grupos aqui para refletir, orar, reunir-se e também para ver como, localmente, viveremos esse momento. Este ano celebraremos 130 anos de evangelização na República Centro-Africana e, ao mesmo tempo, estaremos caminhando para 2025, que está logo ali, e estamos trabalhando em ambos. Portanto, acho que há muito entusiasmo. Eu estava com um grupo de jovens que se encontrava na igreja em massa e dissemos uns aos outros: este é um momento importante porque é um momento de graça, mas também é um momento complicado e elevado. Não podemos deixar passar esse momento favorável.

O cardeal Dieudonné Nzapalainga

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