Notícias

A luta contra o câncer para mulheres que vivem nas ruas

Sob a Colunata de São Pedro, no ambulatório do Dicastério para o Serviço da Caridade, pelo menos 40 mulheres sem-teto puderam usufruir de exames para a prevenção do câncer de mama, com a colaboração da associação Komen Italia.
Benedetta Capelli – Vatican News
O cuidado de si é um pensamento que muitas vezes não passa pela cabeça das pessoas que vivem nas ruas. Pior ainda quando se trata de uma mulher pobre, sem acesso a serviços de saúde, às vezes com dificuldades até para se lavar. Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco viu essa necessidade, criando ao longo do tempo, graças ao trabalho da Esmolaria Apostólica, espaços como os chuveiros sob a Colunata de São Pedro, alojamentos como o “Dom da Misericórdia” na Via dei Penitenzieri ou o ambulatório da “Mãe de Misericórdia” sob a Colunata da Praça São Pedro.

A caravana de prevenção da Komen Itália

Uma sinergia importante para as mulheres
Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, graças ao Dicastério para o Serviço da Caridade a Caravana da Prevenção veio até o Vaticano. Trata-se de um veículo móvel da Komen Italia, associação que cuida da prevenção e luta contra o câncer de mama e que sempre trabalhou em sinergia com o Fundação Policlínica Universidade Agostino Gemelli IRCCS e Gemelli Ilha Tiberina, e que estará presente no Vaticano a cada dois meses para atender as mulheres que necessitam. Uma fita rosa, símbolo de prevenção e pesquisa sobre o câncer mais comum entre as mulheres, foi colocada na manhã desta quinta-feira na parte externa do ambulatório “Mãe de Misericórdia”. Cerca de quarenta mulheres pobres e sem assistência médica, acompanhadas pelo ambulatório e pelo Dispensário Santa Marta fizeram exames de prevenção do câncer da mama, como mamografia e ecografia mamária. Uma possibilidade gratuita e totalmente inesperada que representa mais uma vez um gesto de atenção e cuidado para com as muitas mulheres que vivem nas ruas e são marginalizadas. É também um gesto fundamental porque só com o rastreio é possível diagnosticar o câncer numa fase precoce. Caso seja constatado o câncer de mama, as mulheres serão encaminhadas para fazer exames complementares e todos os tratamentos necessários.
O ambulatório, reservatório de generosidade
Esta iniciativa é apenas uma das muitas iniciativas que giram em torno do ambulatório “Mãe de Misericórdia”. Desde sua abertura, o ambulatório, nascido da vontade do Papa Francisco, tornou-se uma realidade sólida e funcional. Desde de primeiro de janeiro de 2024, foram prestados 4.429 serviços de saúde, dos quais 2.054 consultas, 1.901 consultas com especialistas, 115 consultas odontológicas, 359 exames de laboratório, e entregues 4.199 caixas de medicamentos. Uma realidade bonita e funcional graças ao trabalho de 80 médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos que, voluntariamente, oferecem seu tempo e profissionalismo a serviço dos mais frágeis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile