Notícias

As pessoas têm necessidade de religiosas instruídas, diz freira libanesa

A irmã é uma das numerosas religiosas que lecionam em universidades católicas no Líbano. Ela ensina filosofia em quatro universidades e entre seus alunos há pessoas de diferentes religiões, inclusive muçulmanos. Ela é especialista no âmbito do pensamento antropológico e filosófico de Bento XVI. Seu trabalho sobre o assunto é o primeiro texto sobre o Papa Ratzinger em árabe.
Padre Paweł Rytel-Andrianik e Tomasz Zielenkiewicz
Quando questionada sobre a reação dos alunos às aulas por ela ministradas, irmã Wakim conta que depois de uma de suas primeiras lições eles disseram: “Graças à senhora, irmã, entendemos filosofia pela primeira vez”.
“Alguns alunos de outros grupos – conta a religiosa à Rádio Vaticano–Vatican News – se aproximam das janelas da sala para ouvir as minhas aulas, como é o caso da aula sobre Cristo na filosofia”. E acrescenta que, naturalmente, permite a eles entrarem na sala para as lições.
A Irmã Wakim começou a lecionar em 2021. Tem o senso da missão – reconhece – e quer fazer algo de bom pela Igreja. E afirma: “Quero também contribuir para a formação dos futuros sacerdotes, visto que tive a oportunidade de ensinar seminaristas da Igreja Maronita”.
Ela está sempre muito ocupada, pois atualmente está envolvida em dois trabalhos em tempo integral. Nos últimos três anos escreveu quatro publicações acadêmicas que, entre outras coisas, abordam a questão do ensino da ética nas universidades.
A importância de ampliar os próprios horizontes
 
Como sublinha a religiosa, hoje é importante ler e estudar, educar a si mesma. “Encorajo também as irmãs mais novas a desenvolverem os seus interesses e a ampliarem os seus horizontes, as pessoas têm necessidade de freiras instruídas” – diz a entrevistada, acrescentando: “Não podemos concentrar-nos apenas nos nossos deveres religiosos, hoje estamos em contato com muitas pessoas instruídas, motivo pelo qual é importante crescer também no campo da nossa instrução.” Isto também muda a imagem da congregação. Ela lembra que, ao enviar um de seus artigos para publicação, uma pessoa perguntou quem o leria e observa: “Hoje lemos muito pouco e nos instruímos muito pouco, muitas vezes por simples preguiça”.
A religiosa fala árabe, inglês e está aprendendo italiano. Em função do trabalho, também aprendeu grego e sírio. O aramaico também é falado por sua família. “O maior desafio é encontrar um equilíbrio entre todas as minhas responsabilidades”, confessa.
Irmã Suzanne Wakim pertence às Irmãs Salvatorianas Basilianas de Nossa Senhora da Anunciação. Ele leciona na Universidade do Espírito Santo em Kaslik, na Universidade São José de Beirute, na Universidade Antonina de Baabda e no Instituto São Paulo de Filosofia e Teologia em Harissa, Líbano. Além disso, ela leciona em uma escola administrada por sua própria congregação: o Departamento da Escola Superior Nossa Senhora da Libertação, em Hadat.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile