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Assim Ratzinger distinguia entre sobrenaturalidade e frutos espirituais

No livro-entrevista com Vittorio Messori ‘Relatório sobre a fé’, o futuro Bento XVI falava sobre os critérios para julgar os presumidos fenômenos sobrenaturais. Os mesmos que agora são desenvolvidos no novo documento do Dicastério para a Doutrina da Fé.
Vatican News
“Separar o aspecto da verdadeira ou presumida ‘sobrenaturalidade’ da aparição do aspecto de seus frutos espirituais”. O cardeal Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, usou essas palavras em resposta a uma pergunta do jornalista e escritor Vittorio Messori. O diálogo é relatado no best-seller “Relatório sobre a fé” (1985).
Em primeiro lugar, o futuro Bento XVI declarou: ‘Nenhuma aparição é indispensável à fé, a Revelação terminou com Jesus Cristo. Ele mesmo é a Revelação. Mas certamente não podemos impedir Deus de falar ao nosso tempo, por meio de pessoas simples e também por meio de sinais extraordinários que denunciam a inadequação das culturas que nos dominam, mascaradas pelo racionalismo e pelo positivismo. As aparições que a Igreja aprovou oficialmente… têm seu lugar preciso no desenvolvimento da vida da Igreja no último século. Elas mostram, entre outras coisas, que a Revelação – embora única, concluída e, portanto, não superável – não é uma coisa morta, é viva, vital. Além disso… um dos sinais do nosso tempo é que os relatos de “aparições marianas” estão se multiplicando no mundo…”.
E continuava: ‘Um de nossos critérios é separar o aspecto da verdadeira ou presumida “sobrenaturalidade” da aparição do aspecto de seus frutos espirituais. As peregrinações do cristianismo primitivo se dirigiam a lugares sobre os quais nosso espírito crítico, como modernos, às vezes ficaria perplexo quanto à “verdade científica” da tradição ligada a eles. Isso não diminui o fato de que essas peregrinações foram frutíferas, benéficas e importantes para a vida do povo cristão. O problema não é tanto o da híper crítica moderna (que acaba, entre outras coisas, em uma forma de nova credulidade), mas o de avaliar a vitalidade e a ortodoxia da vida religiosa que se desenvolve em torno desses lugares”.

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