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Bispo Shomali pede o fim dos combates para alimentar população em Gaza

O cerco imposto a Gaza e os combates que ali se seguiram após o ataque do Hamas em Israel estão na origem de uma grande crise humanitária no enclave palestino. Os cristãos determinados a permanecer no Norte, privados de qualquer ajuda, não estão imunes. O bispo William Shomali fala de suas condições de vida, vítimas do medo, do pânico e da fome. Durante este período de Quaresma, a sua fé não enfraquece.
Marie Duhamel – Cidade do Vaticano
“Parar a guerra é a maneira mais segura de fazer entrar caminhões com mantimentos em Gaza, então isso é o mais importante.” O combate à fome é a principal prioridade destacada pelo vigário patriarcal latino para Jerusalém e Palestina, dom William Shomali. Atualmente, 2,2 milhões de palestinos, a grande maioria dos habitantes de Gaza, estão ameaçados de “fome em massa” no enclave, segundo as Nações Unidas. No domingo, 25, centenas de civis que ficaram no Norte decidiram ir ao centro e ao sul de Gaza, movidos pela fome. Um pai declarou à AFP que partiu com a filha de um ano e meio, porque ela não consegue digerir o pão preparado com forragem.
Na cidade de Gaza, a situação dos cristãos, tal como dos outros civis que lá permanecem, é crítica. As centenas de pessoas que se refugiam nas paróquias latinas e ortodoxas sobrevivem como podem. “Ouvi hoje que um homem de 30/40 anos fica feliz se recebe um quarto de pão por dia”, relata dom Shomali. Mas apesar da “extraordinária” falta de alimentos, do medo do futuro e da perda de trinta dos seus em combates, mas também de morte natural, a comunidade continua determinada a morrer “na sua casa, perto do altar”, conforme as palavras da Irmã Nabila Saleh, religiosa da Congregação do Rosário de Jerusalém, que se encontra no interior da Igreja da Sagrada Família, no bairro Zeitoun.
Do ponto de vista da segurança, é mais seguro permanecer na paróquia, pois pelo menos existe uma moradia de referência. A Igreja os escuta. Quando eventualmente podemos enviar algo, nós o fazemos.
Portanto, do ponto de vista da segurança, é melhor ficar no Norte, a menos, claro, que se possa sair de Gaza, via Rafah, para ir para o Egito. Alguns conseguiram. As pessoas obtiveram um visto para a Austrália um ou dois meses depois da guerra, e puderam partir. Outros que também tinham passaporte estrangeiro, os jordanianos, puderam partir. Mas os outros não têm essa possibilidade e não querem ir para o Sul porque no Sul serão anônimos, não terão moradia, não serão acompanhados. Também é muito difícil viver sozinho no Sul. Não há tendas suficientes para abrigar a todos, tem que dormir ao relento. Então é mais seguro ficar na paróquia.
Então, o que a Irmã Nabila disse é verdade e as pessoas insistem. Quantas vezes os israelenses ordenaram a todos, sem exceção, que evacuassem o Norte? A nossa gente dizia: “Nós ficamos aqui, preferimos morrer aqui”. E eles não foram embora. Pela nossa parte, tentamos protegê-los tanto quanto possível por meio da mediação, fazendo recomendações a todos os políticos que nos visitam. Pois bem, houve pressão nesse sentido e há poucos dias, quando foram dadas novas ordens de evacuação, fizemos nossos contatos e os soldados disseram: “Ainda não, podem ficar”. Foi a primeira vez que ouvimos este “eles podem ficar”.

Uma família palestina deslocada internamente que fugiu do norte da Faixa de Gaza, acampa no oeste de Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, em 21 de fevereiro de 2024. EPA/MOHAMMED SABER

Dom Shomali, eles permanecem, mas em que estado de espírito? A Quaresma começou em 14 de fevereiro. O senhor conseguiu contatá-los desde então?
A Quaresma começou em 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. Recebemos fotos da celebração realizada na paróquia Latina. Vemos que as pessoas têm um rosto de Quarta-Feira de Cinzas, uma cara tensa, triste, pouco otimista. Isso mudou nos últimos cinco meses. Estas já não são as pessoas que conhecíamos, por exemplo, há um ano, e que eram então bastante otimistas, felizes, sorridentes. Lá eles estavam realmente em pânico, com medo do que iria acontecer. Eles passaram por diversas situações e continuam avançando com medo, pânico, mas também com fome.
O senhor fala de fome. Quais são as suas condições de vida hoje? Concretamente, eles podem se alimentar sozinhos?
No início da guerra, as duas paróquias recuperaram muitos alimentos armazenados nos depósitos que ainda estavam abertos. Muito dinheiro foi enviado para eles e eles puderam comprar nesses depósitos localizados no Norte. Compramos muito arroz, açúcar, farinha. Cozinhamos todos os dias. Agora fazemos isso três vezes por semana, às vezes duas vezes… ou, às vezes, apenas uma vez por semana. E as pessoas têm que se arranjar como podem. Às vezes as pessoas vão para suas casas, quando não foram destruídas, para procurar um pouco de arroz, um pouco de farinha que restou. Então, se “vive”. Mas a cada dia a situação fica cada vez mais difícil, porque não existem mais depósitos de alimentos, lojas, pequenas lojas, as grandes lojas. No Norte, há literalmente fome. Ouvi hoje que um homem de 30, 40 anos fica feliz se ganha um quarto de pão por dia, o que não dá para o café da manhã. Ele agradece ao Senhor por ter um quarto de pão. Há uma extraordinária falta de comida.
Já há consequências no fato de as pessoas comerem tão pouco, um pedaço de pão ou um pouco de sardinha todos os dias?
Isso não basta para ter força e imunidade contra doenças. Na paróquia ortodoxa, há pessoas que sofrem de hepatite. Pode vir de água não potável, falta de boa alimentação, falta de higiene. Eles não têm água suficiente para se lavar, nem mesmo para beber. Portanto, podemos prever muitas doenças.
Quando se fala de ajuda, sabe’se que esta chega aos poucos, principalmente através da passagem de Rafah. Esses caminhões ou a ajuda que eles transportam estão chegando ao norte?
No Sul tem esses caminhões que às vezes passam e não chegam. Precisamos de mais de 500 camiões por dia, mas o que chega, segundo as estatísticas, são apenas 100 ou 200 camiões para 2 milhões de pessoas com fome. Realmente, isso não é suficiente. Especialmente porque não são só os alimentos que entram na Faixa de Gaza. Também existem tendas, remédios ou coisas inúteis. Faltam muitas coisas, principalmente comida.
E o que chega ao Sul, não chega ao Norte, por vários motivos. A estrada principal que liga o Norte ao Sul foi bombardeada várias vezes, tornando muito perigoso e até impossível veículos ou camiões transitarem para o Norte. Também é proibido ir de Sul para Norte. Os israelenses estão pressionando os habitantes do Norte  a procurarem refúgio no Sul, mas não a regressarem, porque querem ocupar o norte de Gaza. Portanto, não pode acontecer muita coisa no Norte. Usamos animais, porque as estradas não são transitáveis. E tudo o que consegue passas está no mercado negro e é muito caro, dez vezes mais do que antes. Eu dou um exemplo… na eventualidade – hipótese rara – de se encontrar ovos. Uma caixa de ovos que custa 25 siclos em Belém ou Ramallah custaria hoje 140 siclos no norte de Gaza… Quando é que este tipo de coisas pode acontecer? A farinha custa dez vezes mais hoje do que antes.

Uma família na praia ao pôr do sol perto do campo de refugiados de Rafah, sul da Faixa de Gaza, 16 de fevereiro de 2024. EPA/HAITHAM IMAD

Falou da ajuda eventual da Igreja aos cristãos em Gaza. Como você se organiza para poder enviar ajuda a eles?
As nossas orações não deram frutos na paz, nem nas tréguas, nem no cessar-fogo, mas foram realizados atos de solidariedade. A verdade deve ser dita, não só pelos cristãos, mas também por vários países: Egito ou Jordânia. A Jordânia enviou um avião militar para levar toneladas de alimentos aos nossos cristãos no norte de Gaza no dia 24 de dezembro. Houve um lançamento aéreo de duas toneladas de alimentos e remédios de um helicóptero jordaniano. Descobri hoje (semana passada, ndr) que o conteúdo foi uma doação de uma família estadunidense. Muitas doações chegam até nós de igrejas, paróquias, comunidades ou indivíduos que ficam tristes ao ver fotos ou vídeos de Gaza na televisão ou na mídia. Há muita solidariedade e estamos gratos por isso.
Em uma palavra, qual seria na sua opinião a prioridade hoje?
Hoje, a prioridade é o fim da guerra, um cessar-fogo, uma trégua, a troca de reféns e detidos. Tudo isso para trazer muita ajuda. Na verdade, a maneira mais segura de fazer entrar um maior número de caminhões com comida é parar a guerra. Então isso é o mais importante.
Os indivíduos podem agir pressionando os seus governos, para que estes, por sua vez, pressionem o governo de Benjamin Netanyahu para parar a guerra. Você sabe, muitos, muitos israelenses, mais do que podemos imaginar, querem que a guerra acabe. Os soldados enviados para Gaza têm pais, famílias. Os pais dos soldados temem pelos seus filhos. Depois, as colónias do Sul não são hoje habitadas por causa da guerra com o Hamas, e o mesmo se aplica ao Norte por causa da guerra com o Hezbollah. Até a economia israelendo está sofrendo. Mais de 100 mil milhões de shekels foram gastos nesta guerra. E até a boa reputação de Israel foi prejudicada por este conflito em todo o mundo. Portanto, parar a guerra é um imperativo, não apenas palestina ou europeia, mas é também uma exigência de metade da sociedade israelita. Deixemos que quem possa ter influência a exerça para acabar com esta guerra e o mais rápido possível. É isso que queremos para permitir a entrada de ajuda humanitária em maiores quantidades em Gaza. Este é o nosso pedido.

Uma família palestina deslocada de Rafah está abrigada em Deir Al Balah, sul da Faixa de Gaza, 16 de fevereiro de 2024. EPA/MOHAMMED SABER

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O Papa: muitos conflitos abertos, não ceder à lógica das armas

Francisco divulgou uma carta por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma a Maria Salus Populi Romani durante a fúria da II Guerra Mundial. O Pontífice pede que o aniversário seja uma oportunidade para “meditar em torno do terrível flagelo da guerra”. Olhando para a Ucrânia, Oriente Médio, Sudão e Mianmar, exorta a ouvir os “gritos de terror e de sofrimento” que questionam a consciência de todos e a “trabalhar pela paz na Europa e no mundo”.
Mariangela Jaguraba- Vatican News
O Papa Francisco enviou uma carta ao vice-gerente da Diocese de Roma, dom Baldassarre Reina, por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma ao ícone de Nossa Senhora conhecido como “Salus Populi Romani” durante a II Guerra Mundial.
O Pontífice une-se espiritualmente a toda a comunidade diocesana que celebra pela primeira vez a memória litúrgica da Salus Populi Romani, e recorda o voto que o povo de Roma e seu Pastor, Papa Pio XII, fez a Nossa Senhora em 4 de junho de 1944 para implorar a salvação da cidade, quando o confronto direto entre o exército alemão e os aliados anglo-americanos estava prestes a acontecer”, escreve o Papa no texto.
“A devoção ao antigo ícone conservado na Basílica de Santa Maria Maior está viva há séculos no coração dos romanos, que recorriam a ele para fazer súplicas e invocações, especialmente durante pragas, desastres naturais e guerras”, escreve ainda Francisco. “Os eventos marcantes da vida religiosa e civil de Roma eram registrados em frente a essa imagem. Portanto, não é de surpreender que o povo romano desejou confiar-se mais uma vez a Maria Salus Populi Romani enquanto a Urbe vivia o pesadelo da devastação nazista”, ressalta ainda o Papa.

Pio XII com os cidadãos romanos após o bombardeio do bairro de São Lourenço

Não ceder à lógica das armas
De acordo com Francisco, “oitenta anos depois, a lembrança desse acontecimento tão cheio de significado quer ser uma ocasião para rezar por aqueles que perderam a vida na II Guerra Mundial e para fazer uma meditação renovada sobre o tremendo flagelo da guerra”.
Muitos conflitos em diferentes partes do mundo ainda estão abertos hoje. Penso em particular na martirizada Ucrânia, na Palestina e Israel, no Sudão e Mianmar, onde as armas ainda fazem barulho e mais sangue humano continua sendo derramado.

“Esses são dramas que afetam inúmeras vítimas inocentes, cujos gritos de terror e sofrimento questionam a consciência de todos: não podemos e não devemos ceder à lógica das armas!”

O apelo de Paulo VI à ONU
O Pontífice recorda que “vinte anos após o fim da II Guerra Mundial, em 1965, o Papa São Paulo VI, falando na ONU, perguntou: ‘Será que o mundo chegará a mudar a mentalidade particularista e bélica que até agora teceu grande parte de sua história?'” Segundo Francisco, “essa pergunta, que ainda aguarda uma resposta, estimula todos a trabalhar concretamente pela paz na Europa e em todo o mundo”.

“A paz é um dom de Deus que também deve encontrar hoje corações dispostos a acolhê-lo e trabalhar para serem construtores da reconciliação e testemunhas da esperança.”

Ser construtor de paz
Francisco espera “que as iniciativas promovidas para comemorar o voto popular à Mãe de Deus, nos quatro lugares que foram protagonistas daquele acontecimento, possam reavivar nos romanos a intenção de serem construtores de uma verdadeira paz em todos os lugares, relançando a fraternidade como condição essencial para recompor conflitos e hostilidade”. “Pode ser construtor de paz”, ressalta o Papa, “quem a possui dentro de si e, com coragem e mansidão, se compromete em criar vínculos, em estabelecer relações entre as pessoas, em apaziguar as tensões na família, no trabalho, na escola, entre os amigos”.
O Pontífice conclui a carta, pedindo a Nossa Senhora Medianeira para que “obtenha para toda a humanidade o dom da concórdia e da paz” e confia “todos os habitantes de Roma, especialmente os idosos, os doentes, as pessoas sozinhas e em dificuldade, à intercessão materna da Salus Populi Romani”.

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Indonésia. Ilha de Flores ainda é uma “terra prometida” de vocações

“Em junho e julho estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”, conta Pe. Galvani
Vatican News

 

Em 1924 os vigários e prefeitos apostólicos encontraram-se pela primeira vez, para definir uma orientação comum sobre diversas questões da vida da Igreja e sobre a relação com as …

“Nesta época de final de ano letivo, estamos obtendo bons resultados vocacionais. Nós, Camilianos, tentamos nos manter em forma tanto quanto possível com muitas pequenas coisas boas para fazer, não apenas no campo vocacional, mas também com nossas iniciativas sociais e de caridade.”
É o que conta à agência missionária Fides o padre Luigi Galvani, pioneiro na Diocese de Maumere, na Indonésia, onde os Missionários Camilianos estão presentes em três dioceses com 4 seminários, dois centros sociais onde coordenam um programa de nutrição para 160 crianças pobres, apoio à distância para cerca de 20 estudantes merecedores, um projeto de “casas especiais” para libertar os doentes mentais de situações de opressão e, por fim, um modesto projeto de produção de água mineral e do sorvete “São Camilo”.
Ordenações diaconais entre os vários institutos missionários
“Em junho e julho – explica ele – estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”.
A mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio

Em algumas áreas do país, que o Papa visitará em setembro, membros do clero local e de ordens religiosas masculinas e femininas moram por alguns dias em famílias católicas, …

“Nos próximos meses, haverá também as profissões religiosas de numerosos noviços e noviças dos vários institutos masculinos e femininos presentes na Diocese de Maumere, que, no momento, atingiram o número de 62 comunidades religiosas”.
“Todos esses resultados vocacionais encorajadores – conclui o missionário – certamente recompensam o empenho dos vários promotores, mas também são um testemunho da fé e do espírito missionário de centenas e centenas de famílias na ilha de Flores, que continua sendo a mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio. Talvez seja também por isso que Flores é chamada de “terra prometida” de vocações.
(com Fides)

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África Central, quando uma Porta Santa se abriu para o mundo

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2015, foi aberto em um lugar sem precedentes, longe do coração cristão do mundo, a Basílica de São Pedro, mas dentro do coração do Papa Francisco, em Bangui. O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo da capital da África Central, revive aquele dia memorável e o significado benéfico que a visita do Pontífice produziu ao longo do tempo.
Maria Milvia Morciano e Jean Charles Putzolu – Vatican News
É tarde e a noite se prepara lentamente para chegar, tingindo o céu de rosa e dourado. A porta da Catedral de Notre-Dame em Bangui se abre, empurrada por duas mãos firmes. A figura de Francisco está de pé, vigorosa. Muitos anos se passaram desde aquele 29 de novembro de 2015, o primeiro dia do Advento e a data de início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que foi inaugurado, antecipadamente, em um lugar igualmente extraordinário, na capital da África Central. Pela primeira vez na história, a abertura da Porta Santa não se realiza na Basílica de São Pedro, no túmulo do Apóstolo, no centro do mundo cristão, mas em um lugar remoto, para muitos desconhecido.
Capital espiritual
A África Central é um dos países mais sangrentos e divididos do mundo. O Papa o escolheu justamente por esse motivo, para levar misericórdia e uma mensagem de paz a uma “terra que está sofrendo há vários anos com a guerra e o ódio, a incompreensão e a falta de paz. Mas nessa terra sofrida há também todos os países que estão passando através da cruz da guerra. Bangui se torna a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Por Bangui, por toda a República Centro-Africana, por todo o mundo, pelos países que estão sofrendo com a guerra, pedimos paz!”, disse o Papa na praça da igreja, depois de sair de um papamóvel, desprovido de qualquer proteção contra possíveis perigos, onde o imã também concordou em se sentar.
Um gesto universal compreendido por todos
Uma tradição antiga é transferida para um país jovem. O significado de abrir a Porta Santa e cruzar o limiar está enraizado em um simbolismo ancestral que, em Bangui, se ramifica e dá novos frutos. Ele está revestido de futuro. O gesto do Papa Francisco foi revolucionário porque, em um lugar fechado, cheio de barreiras, ele abre uma porta para a esperança, convida as pessoas a entrarem para encontrar misericórdia e paz, para encontrar Cristo e serem transformadas. Ele traduz de forma cristã uma metáfora compreensível para todos, em qualquer lugar do mundo, de qualquer tradição, religião, experiência e história. Todos entendem que se trata de um rito de passagem fundamental e sagrado.
A linha de fronteira, o limes latim, ponto final, fechamento, é transformada em limen, limiar, abertura. Talvez não seja coincidência o fato de duas palavras opostas conterem a mesma raiz, mas é interessante lembrar o fato de que, na linguagem eclesiástica, a “visitatio ad limina apostolorum” é a visita dos peregrinos aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, que remonta aos primeiros séculos da Igreja, mais tarde estendida aos bispos. Tudo fala de Jubileu.
Portas Santas em toda parte
Naquele ano de Misericórdia, muitas Portas Santas foram abertas em todo o mundo, quase um sistema solar composto por milhares de estrelas brilhantes espalhadas pela Terra, mesmo nos lugares mais remotos. Foi uma grande oportunidade, um presente dado a todos, mesmo àqueles que, por vários motivos, não podiam se locomover e viajar. Foi um jubileu extraordinário que pôde ser vivenciado em todas as igrejas locais, permitindo que aqueles que quisessem vivenciar plenamente o evento, fazer a peregrinação e atravessar a Porta da Misericórdia em sua própria diocese.
Uma esperança que vem de Roma
O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo de Bangui, é um dos intérpretes nodais de seu país. Sua história é de fé e de uma árdua “luta pela paz”, lembrando o título de seu livro na versão italiana, publicado pela Livraria Editora Vaticana em 2022. O cardeal centro-africano compartilhou com a mídia vaticana, aos microfones de Jean Charles Putzolu, a memória daqueles dias e as consequências benéficas da visita do Papa à África Central.
Gostaria de levá-los de volta ao dia 29 de novembro de 2015, o primeiro domingo do Advento, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia. Foi em Bangui, na República Centro-Africana, portanto, em seu país: uma tradição muito antiga chegando a um país jovem. Em sua opinião, qual foi o significado desse gesto para todos os centro-africanos?
É um gesto único na história não apenas da Igreja universal, mas também da nossa Igreja.
Porque nós, centro-africanos, diante da violência, do sofrimento e da morte, encontrando-nos vivendo em um estado de absurdo, sentimos a esperança que veio de Roma por meio do homem de Deus, o Papa, que veio para aplacar, para trazer paz, tranquilidade e perdão, para trazer reconciliação, convidando nós, centro-africanos, a abrir as portas de nossos corações, cheios de ódio, rancor e vingança, para que pudéssemos nos enfrentar. É por isso que ele mesmo disse para depormos nossas armas: “leve a justiça, leve o amor”. Acredito que seu gesto será sempre lembrado aqui na República Centro-Africana. Muçulmanos, protestantes, católicos, todos nós somos unânimes em dizer que sua chegada foi salutar.
E o Papa de fato chegou. Ela se lembrou dessa mensagem, desse chamado para depor as armas. Havia uma enorme tensão até quase dois dias antes de sua chegada a Bangui. Houve mais tensão desde então? Essa mensagem foi ouvida? A mensagem do Papa foi ouvida e atendida? As armas ficaram em silêncio?
Acho que a mensagem foi ouvida. Passamos seis meses desde a partida do Papa como se estivéssemos em um país normal, algo impensável até dois dias antes de sua chegada. Sua chegada aliviou a pressão. Vimos muçulmanos saindo de seus enclaves para se juntarem a seus irmãos e irmãs católicos no estádio, para participar da grande celebração. As pessoas iam e vinham. O Km 5 [marco 5] era considerado um local onde havia muitas armas e, portanto, não se podia entrar. Mas fui até lá com os cristãos para acompanhar o Papa, dizendo aos muçulmanos: “vamos caminhar juntos!”
O Papa veio de Roma para a República Centro-Africana, os cristãos de Bangui deixaram nossos bairros para ir ao encontro de nossos irmãos, caminhando pela paz. Bem, nós marchamos e continuamos a fazê-lo desde aquele dia. Um líder rebelde nos disse que deveríamos conversar sobre espiritualidade com os imãs. Os imãs organizaram uma grande reunião para pedir aos líderes rebeldes que depusessem suas armas e muita coisa mudou desde então. Isso também foi resultado da visita do Papa.
Os imãs realizaram um grande encontro para pedir aos líderes rebeldes que deponham as armas e isso mudou muito. Esse também foi o resultado da visita do Papa, que nos deu um empurrão, nos fez recomeçar e agora estamos vendo os resultados. Hoje as armas não circulam mais como antes.
Em sua opinião, quais foram os outros frutos desse evento?
Foram os encontros entre jovens muçulmanos e jovens cristãos. Encontros bastante regulares entre mulheres muçulmanas e mulheres cristãs, e entre nós, líderes. Há pouco tempo, em março, uma mesquita a 250 quilômetros daqui foi vandalizada. O imã, o pastor protestante e eu falamos ao coração de nossos fiéis para desarmá-los e convidá-los a cooperar, respeitar, valorizar e respeitar o local. Esse, em minha opinião, é o fruto dessa passagem. Agora também pedimos que a justiça seja feita. Isso significa que aqueles que perderam suas casas devem poder recuperá-las, o que significa que aqueles que moram na casa do vizinho há muito tempo devem ter a gentileza de sair. E nós, líderes religiosos, trabalhamos com o coração. Há alguns que saem para deixar a casa para os proprietários sem passar pelos tribunais ou pelo Estado. Portanto, acho que isso também é proveitoso. Agora os corações estão dispostos e podemos conversar, podemos imaginar um futuro comum.
Quando o senhor diz que eles saem de casa, é porque eles realmente a devolvem ao seu legítimo proprietário, certo?
Exatamente isso.
Em um nível mais pessoal, Vossa Eminência, quais são suas lembranças mais fortes e talvez mais vívidas daquele período?
A lembrança mais vívida é a de entrar no quilômetro 5 dois dias antes: era impossível atravessar o posto de controle. Eu estava lá. Vi com meus próprios olhos: o Papa escolheu ir em um veículo não blindado, mas em campo aberto. Todos sabiam que havia muitas armas no local. Francisco teve a coragem de ir até lá e vimos que o imã também concordou em ir no papamóvel. Essa é a imagem mais forte. Quando saí para ir ao estádio, vi muçulmanos saindo em massa, arriscando suas vidas. Foi sua fé que os levou a sair. Um imã nos disse: ‘O Papa não veio para vocês, cristãos, mas para nós, muçulmanos. Estávamos no enclave, estávamos na escravidão. Ele nos libertou!”
Eminência, uma última pergunta: o senhor se tornou inseparável do Imã… entre cristãos e muçulmanos e também com os protestantes. Vocês realizam iniciativas juntos quase diariamente. Esse é outro fruto. É claro que é o resultado de seu trabalho, mas também é o resultado da visita do Papa…
A visita do papa nos confortou, incentivou e apoiou nesse trabalho. E fomos nós três que pedimos a ele que viesse à República Centro-Africana. Acho que todos nós somos gratos a ele. Esse é o fruto de sua passagem.
O Jubileu de 2025. Como estão se preparando para ele?
O Jubileu de 2025 é um momento importante para a Igreja. Bem, já estão sendo criados grupos aqui para refletir, orar, reunir-se e também para ver como, localmente, viveremos esse momento. Este ano celebraremos 130 anos de evangelização na República Centro-Africana e, ao mesmo tempo, estaremos caminhando para 2025, que está logo ali, e estamos trabalhando em ambos. Portanto, acho que há muito entusiasmo. Eu estava com um grupo de jovens que se encontrava na igreja em massa e dissemos uns aos outros: este é um momento importante porque é um momento de graça, mas também é um momento complicado e elevado. Não podemos deixar passar esse momento favorável.

O cardeal Dieudonné Nzapalainga

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