Notícias

Bispos e comunicadores de Angola refletem sobre as Comunicações

No domingo da Ascensão do Senhor e 58º dia mundial das Comunicações Sociais, os Bispos angolanos e profissionais da comunicação reflectiram a volta da importância da mensagem do Papa, que chama a atenção para o vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias actuais.
Anastácio Sasembele – Luanda
Ciente da importância dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus, a igreja católica  tem demonstrado extrema preocupação com suas potencialidades evangelizadoras, mas também com o seu uso indevido.  
Por isso, ao longo dos anos, tem emitido pareceres e produzido documentos que motivam o uso coerente e cristão dos meios de comunicação social por parte das instituições religiosas, em sua missão apostólica, e também por parte das instituições da sociedade civil.
E os apelos dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e comunicadores angolanos, no domingo da Ascensão do Senhor e 58º dia mundial das comunicações sociais, giraram em torno da “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”, que de resto, foi tema deste ano, escolhido pelo Papa Francisco.
Na arquidiocese de Malanje Dom Luzizila Kiala, recomendou aos Angolanos o bom uso dos meios de Comunicação Social, para levar a boa nova a multidão de homens e mulheres no sentido de depositar um compromisso real na vida do país.
E em Benguela Dom António Jaca destacou a importância da comunicação e publicação de informações falsas que na sua óptica não contribuem para o engrandecimento do amor de Deus.
E a Capela do Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus em Luanda acolheu, no domingo da Ascensão do Senhor vários profissionais da comunicação, entre eles, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, que destacou a importância da mensagem do Papa que chama a atenção para o vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias actuais.
Todos os anos o Papa envia uma mensagem especial aos cristãos,  por ocasião do Dia Mundial das Comunicações,  discorrendo a respeito das novas formas de difusão do pensamento e da Palavra de Deus.
O Papa Paulo VI foi o primeiro a celebrar o Dia Mundial das Comunicações, no dia 7 de Maio de 1967. Desde então, ela vem sendo celebrada no domingo que antecede a Festa de Pentecostes.  

Reflexão sobre a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile