Dentro do contexto do Ano Orionita e enquadrado no 20º aniversário da canonização de São Luís Orione, a comunidade das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (Orionitas) residente na localidade da Várzea, na cidade da Praia, ilha caboverdiana de Santiago, preparou atividade que culminou com a celebração eucarística nesta quinta-feira, 16 de maio.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Trata-se da criação do Movimento Laical Orionita (MLO) e de grupos juvenis que já começaram a viver o carisma da congregação religiosa. O Movimento se prepara para a sua oficialização.
Para a Rádio Nova de Maria, fala a coordenadora da comunidade local a Irmã Maria de Lourdes Gonçalves. A religiosa acredita que o MLO é o reforço do carisma da Família Orionita.
Durante a Eucaristia presidida pelo pároco da Imaculada Conceição, Padre Cesandro Sequeira, foi entronizada a Imagem “Mater Dei”, Mãe de Deus dentro da dinâmica que a Congregação está a viver a nível mundial.
Grupos juvenis com as Orionitas
Quanto ao Agrupamento Juvenil recém-criado conta com mais de 90 inscritos, dividido por secções e já começaram uma caminhada rumo à primeira promessa marcada para o dia 23 de Junho próximo, data do nascimento de Dom Luis Orione.
No Domingo 12, na ilha de Santo Antão onde vive e trabalha outra comunidade de religiosas orionitas, o MLO foi apresentado na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário durante a Eucaristia paroquial das 12 horas presidida pelo Pároco local padre Bernardino Monteiro.
Leigos com as Orionitas
A Congregação tem duas comunidades na cidade da Praia, ilha de Santiago e uma, na ilha de Santo Antão, orientadas pelas superioras caboverdianas, Maria de Lourdes Gonçalves e Maria Vitória do Rosário respectivamente.
O fundador das Orionitas
A Congregação que foi fundada em Junho de 1915 em Tortona, Itália tem mais de mil religiosas presentes em mais de 20 países, nos quatro continentes. É uma organização de Direito Pontifício, aprovada em 1965.
Em Cabo Verde, as Filhas de Dom Orione chegaram em fevereiro de 1979