Notícias

Cardeal indiano Ferrão é o novo presidente dos bispos asiáticos

Eleito esta quinta-feira (22) em Bangcoc pelos chefes das conferências episcopais do continente, o arcebispo de Goa assumirá em janeiro o lugar do cardeal Bo, arcebispo de Yangun, que lidera a Fabc desde 2018. Ele será o terceiro indiano chamado para liderar o órgão colegiado fundado em 1970 e hoje um ponto de referência para o caminho sinodal
Vatican News

O Comitê central da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC) – reunido nestes dias em Bangcoc – elegeu esta quinta-feira, 22 de fevereiro, o cardeal indiano Filipe Neri Ferrão, arcebispo de Goa e Damão, como seu novo presidente. Ele assume o lugar do cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangun, em Mianmar, que liderou desde 2018 esse órgão que reúne as conferências episcopais da Ásia. Junto com o cardeal Ferrão foi eleito como vice-presidente dom Pablo Virgilio David, bispo de Kalookan e presidente da Conferência Episcopal das Filipinas. O japonês Tarcisius Isao Kikuchi, arcebispo de Tóquio, foi reeleito para mais um mandato como secretário-geral. Todos os cargos entrarão em vigor em janeiro de 2025.
Cardeal desde 2022, novo presidente da Fabc é bispo de 1994

O arcebispo de Yangun – presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (Fabc) – presidiu a Missa de encerramento da Assembleia continental realizada em Bangcoc, no …

 
O cardeal Ferrão tem 71 anos e também é presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Rito Latino da Índia (CCBI) desde 2019. Originário de Aldona, ordenado padre em 1979, o novo presidente da Fabc é bispo desde 1994, quando foi nomeado auxiliar de Goa ao lado do arcebispo Raul Nicolau Gonçalves. Em 2004, foi João Paulo II quem o nomeou como sucessor nessa histórica sede episcopal na Índia. No consistório de 27 de agosto de 2022, o Papa Francisco o elevou à dignidade cardinalícia.
 
Federação dos bispos asiáticos foi criada em 1970
 
Estabelecida em 1970 com a aprovação de Paulo VI, a Fabc reúne as 16 conferências episcopais do vasto continente e algumas outras dioceses asiáticas associadas individualmente, incluindo as de Hong Kong e Macau. O cardeal Ferrão se torna o terceiro prelado indiano a liderar o órgão colegiado: antes dele, já havia sido a vez do então arcebispo de Calcutá, dom Henry Sebastian D’Souza, de 1984 a 1993, e de 2011 a 2018 ao cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai.
Levar adiante frutos da Assembleia das Igrejas católicas

Durante três dias os delegados das Igrejas católicas de 29 países estiveram reunidos para elaborar uma síntese das reflexões geradas na Ásia pelo percurso de escuta empreendido por …

 
Em seu mandato, o novo presidente da Fabc será chamado a levar adiante os frutos da Assembleia das Igrejas católicas da Ásia, realizada em outubro de 2022 no Baan Phu Waan, o Centro Pastoral da Arquidiocese de Bangcoc. Daquela reunião – concebida para o 50º aniversário da Federação, mas celebrada dois anos depois por causa da Covid-19 – surgiu o Documento de Bangcoc, que estabelece algumas prioridades para o caminho das Igrejas da Ásia no contexto atual. A Fabc é também o ponto de referência continental para o caminho do Sínodo desejado pelo Papa Francisco, que – após a primeira sessão realizada em outubro de 2023 em Roma – foi novamente confiado à reflexão das Igrejas locais, antes da sessão conclusiva programada novamente no Vaticano, de 2 a 27 de outubro de 2024.
(com AsiaNews)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile