Notícias

Coreia do Sul: a JMJ é uma ocasião para a fraternidade e a amizade inter-religiosa

Mensagem à comunidade budista, por ocasião da festa de Vesak, de dom Peter Soon-taick Chung, arcebispo de Seul e presidente do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude da Coreia, prevista para 2027.
Vatican News

O estilo “sinodal” se exprime não somente no interior da comunidade eclesial, mas também é característico dos cristãos “em saída”, prontos a caminhar juntos com todos os homens de boa vontade para construir um mundo melhor: com essa convicção, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a ser celebrada na Coreia em 2027 terá também a conotação de um encontro inter-religioso e uma ocasião propícia para construir laços de amizade e fraternidade com os fiéis de diferentes credos. Assim, por ocasião da festa budista do Vesak, dom Peter Soon-taick Chung, arcebispo de Seul e presidente do Comitê Organizador da JMJ coreana, enviou uma mensagem à comunidade budista, evidenciando o desejo de unidade entre as diversas comunidades religiosas em vista da JMJ de Seul 2027. O comunicado foi divulgado pela agência de notícias Fides.
A coincidência entre o Vesak e o Dia do Professor 
A mensagem, entregue à Ordem Budista Jogye da Coreia, expressa “as mais sinceras felicitações pela ocasião propícia do 2568º aniversário do nascimento de Buda”, desejando que, “como a luz radiante que emana dos nove andares do Templo de Hwangryong e das lanternas que embelezam os arredores de Gwanghwamun, os profundos ensinamentos de Buda possam brilhar no mundo inteiro”. Este ano, observa-se que o Vesak assume o significado adicional de coincidir com o “Dia dos Professores”: uma ocasião para que todas as pessoas de boa vontade se esforcem sinceramente para imitar a compaixão ilimitada de Buda no delicado e importante trabalho de educar crianças e jovens. Além disso, ao ler o slogan do Vesak deste ano: “Paz de espírito, felicidade do mundo”, a mensagem do arcebispo observa “o urgente imperativo global de paz e felicidade” e afirma que as comunidades religiosas devem “unir-se em solidariedade e cooperação, dedicando-se incansavelmente à promoção da causa da paz”.

A reconciliação e a resiliência são corretivos necessários para uma cultura de violência que muitas vezes é justificada como uma resposta deplorável, mas necessária, a ações …

A mensagem da Santa Sé
Do mesmo modo que em abril – explica a agência Fides – foi realizada em Seul a iniciativa da “Exposição Internacional Budista”, que envolveu jovens que transcenderam as fronteiras religiosas, assim se espera que venha a ser a iminente Jornada Mundial da Juventude 2027 em Seul: “Esperamos fervorosamente que seja uma alegre celebração do espírito juvenil, abrangendo jovens de todas as crenças religiosas. Fazemos um convite sincero para que vocês se juntem a nós como companheiros fiéis na jornada espiritual dentro da comunidade budista”, disse o arcebispo Peter Soon-taick Chung.
Também o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano enviou uma mensagem por ocasião do Vesak, o festival que comemora o nascimento, a iluminação e a partida de Buda, e enfatizou a responsabilidade comum de promover a reconciliação e a resiliência, valores profundamente enraizados nas tradições religiosas cristã e budista e ferramentas fundamentais para a construção de um mundo sem conflitos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile