Cinquenta anos após a conferência sobre os “Males de Roma”, uma coletiva de imprensa será realizada em 16 de fevereiro no Palácio Apostólico de Latrão para apresentar o evento que terá lugar na segunda-feira, dia 19, na Sala da Conciliação, para recordar e renovar o compromisso com a responsabilidade. A difusão de uma carta à cidade
Vatican News
Cinquenta anos depois da conferência “A responsabilidade dos cristãos diante das expectativas de caridade e justiça na cidade de Roma” – mais conhecida como a conferência sobre os “Males de Roma”, que se realizou de 12 a 15 de fevereiro de 1974 -, para recordar aquele encontro, interpelar a cidade e renovar o compromisso com a responsabilidade, o evento “(Des)igualdade” terá lugar na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro na Sala da Conciliação do Palácio Apostólico de Latrão, às 16h locais.
Coletiva de apresentação da conferência
Na sexta-feira, 16 de fevereiro, na Sala dos Imperadores do Palácio Apostólico de Latrão, às 12h15, será realizada uma coletiva de imprensa para apresentar o evento, durante a qual será difundida uma carta à cidade a fim de que seja “sal e fermento” em vista da conferência de 19 de fevereiro e de outros quatro eventos, que nos próximos meses – de março a junho – serão realizados em vários lugares da capital sobre temas específicos: escola, saúde, trabalho, casa.
Entre os conferencistas, o diretor da Caritas de Roma
Moderado pelo padre Giulio Albanese, diretor do Departamento de Comunicações Sociais da diocese de Roma, os conferencistas incluirão o bispo Baldo Reina, vice-regente da diocese de Roma; monsenhor Giuseppe Lorizio, teólogo e diretor do Departamento de Cultura da diocese de Roma; Luigina Di Liegro, secretária geral da Fundação Internacional Dom Luigi Di Liegro; Augusto D’Angelo, professor de História Contemporânea na Universidade La Sapienza de Roma; e Giustino Trincia, diretor da Caritas de Roma.
Evento será transmitido pela da diocese de Roma
A conferência de 19 de fevereiro, na Sala da Conciliação, será aberta com as saudações do cardeal vigário Angelo De Donatis, do Presidente da Região do Lácio Francesco Rocca e de um representante da Prefeitura de Roma. Em seguida, haverá intervenções de Andrea Riccardi, historiador e fundador da Comunidade romana de Santo Egídio; Giuseppe De Rita, sociólogo e fundador do Censis; Luigina Di Liegro, secretária geral da Fundação Internacional Dom Luigi Di Liegro; Pierciro Galeone, vice-presidente da Fundação Dom Luigi Di Liegro; e Giustino Trincia, diretor da Caritas de Roma. A entrada é gratuita, sujeita à disponibilidade de assentos, e o evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da diocese de Roma.
As desigualdades são os males de nosso tempo
O cardeal De Donatis declara: “Recordar a Conferência e repropor sua abordagem é uma oportunidade para a comunidade cristã reconsiderar e renovar sua vocação para a caridade. Mas é também uma oferta de colaboração e um chamado à corresponsabilidade dirigido a toda a comunidade urbana. Roma compartilha com todas as outras grandes cidades um papel ambivalente. Elas são os locais onde se concentram os recursos financeiros, as competências, as empresas e o trabalho. Mas também são os espaços onde as desigualdades e a marginalidade, as tensões e os conflitos sociais são mais fortes. As desigualdades são os males de nosso tempo”.