Na Diocese de Mindelo, em Cabo Verde, a paróquia de Santo António das Pombas, no concelho do Paul, ilha de Santo Antão, celebrou esta semana, os 227 anos da sua criação. A convite do pároco, Padre José Júlio, o Custódio dos Irmãos Capuchinhos, Frei Matias Silva, foi partilhar com a comunidade o tema: “A espiritualidade de Santo António”. Presidiu também a uma celebração eucarística na Igreja Matriz com sede na cidade de “As Pombas”.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Durante a explanação e em linhas gerais, o Frei Matias Silva partilhou com a comunidade o percurso vocacional espiritual do padroeiro daquela paróquia. Conforme disse o conferencista, em 1220, António muda da Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, para os Frades Menores Franciscanos, em Coimbra.
Fernando nasceu em Lisboa, onde começa a sua espiritualidade. Em Pádua, na Itália, o santo realizou grande parte do seu apostolado e foi conhecido pelos seus milagres, frisou ainda o conferencista.
Para o Frei Matias, Santo António encontrou nos franciscanos aquilo a que muito aspirava.
A paróquia de Santo António das Pombas completou 227 anos no dia 15 de Março.
Naquela freguesia, a festa de Santo António é celebrada a 13 de junho e envolve multidões de fiéis da ilha de Santo Antão e da ilha vizinha São Vicente.
Imagem de Santo António durante a procissão
Na véspera, 12 Junho, a peregrinação com a imagem do Santo percorre dez quilómetros da localidade de Cabo da Ribeira à cidade das Pombas. Na trajetória, os peregrinos, além de carregarem a imagem ao ombro, também trazem com eles várias oferendas, como forma de agradecimento ou de “pagamento” de promessas feitas. O percurso é sempre feito ao som do tambor.
Paúl é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão, tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície e uma população de 5.789 habitantes, em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.