Foi inaugurado no centro de Lourdes, perto do Santuário um “Point Mission” um ponto de encontro para os peregrinos saberem mais sobre a missão, os missionários tendo a oportunidade de encontrar testemunhas missionárias. Para o reitor Padre Daubanes é uma oportunidade para que todos se sintam envolvidos e participem da missão evangelizadora da Igreja
Vatican News
Chama-se “Point Mission” e é um lugar onde peregrinos e fiéis provenientes de todo o mundo podem conversar com voluntários, missionários, sacerdotes, religiosas, religiosos, leigos em missão, de diferentes nacionalidades, para conhecer a importância da missão hoje. A estrutura está localizada em uma das ruas mais movimentadas de Lourdes, perto do Santuário Mariano que atrai milhões de peregrinos de todo o mundo. Realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) da França, o “Point Mission” é uma oportunidade para os peregrinos e visitantes que passam pelo local descobrirem o que é missão hoje, por meio de encontros com testemunhas missionárias, ouvindo as histórias daqueles que dedicam suas vidas ao trabalho missionário da Igreja.
Participar da missão evangelizadora da Igreja
“Lourdes e a missão têm muitos pontos em comum”, explicou o padre Michel Daubanes, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, que estava presente na inauguração. “A mensagem de Nossa Senhora para Bernadete”, recordou padre Michel, “é dirigida a todos os peregrinos do mundo, e ter um ‘ponto de encontro’ onde se fala da missão para todos os peregrinos de perto ou mesmo de longe é uma importante oportunidade para que todos se sintam envolvidos e participem da missão evangelizadora da Igreja”. Com essa presença em um local repleto de pessoas e em meio a atividades comerciais (Boulevard de la Grotte, 65), as POM francesas desejam conscientizar os peregrinos sobre a missão universal, tornar mais conhecidas a natureza e as iniciativas das Pontifícias Obras Missionárias e convidar todos a apoiar as necessidades da missão com orações e ofertas.
Nosso sonho é chamar todos à missão
“É uma escolha ousada”, explica Georges Delrieu, Secretário Geral das POM francesas, “instalar esse ‘Point Mission’ em um local por onde passam peregrinos, visitantes e turistas. Enquanto caminham na direção do Santuário, acreditamos que muitas pessoas ficarão curiosas com essa presença singular entre as lojas que vendem objetos de devoção. Assim, poderemos dialogar com elas sobre a missão universal e lembrá-las da vocação missionária de cada pessoa batizada. Nosso sonho é que esse “Point Mission” se torne um lugar missionário no coração de Lourdes, para chamar todos à missão!”.
As POM representam uma ajuda financeira valiosa para as igrejas mais desfavorecidas do mundo. Dos quase 140 milhões de euros arrecadados no ano passado, de fato, metade é dedicada às Igrejas da África e o restante às da Oceania, América Latina e Ásia. Esse dinheiro permite o bom funcionamento de dioceses e seminários, a realização de projetos e a criação de movimentos dentro das paróquias voltados para o envolvimento e a formação educacional de crianças e jovens, mas também fornece ajuda emergencial aos necessitados.
A inauguração
A inauguração contou com a presença de uma representação de bispos da Conferência Episcopal da França, entre os quais Dom Denis Jachiet, Bispo de Belfort-Montbéliard, que lembrou como a missão hoje está em toda parte “tanto ad gentes quanto inter gentes, entendida como um encontro de culturas que acontece aqui, como em qualquer outro lugar, e no qual acontece o anúncio de Jesus Cristo “. Dom Dominique Blanchet, bispo de Créteil, por outro lado, destacou a relevância da figura de Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, proclamada Beata em 22 de maio de 2022.
(Francesco Ricupero/L’Osservatore Romano)