Treze idosos, de um grupo de mais de 200 carenciados que têm recebido assistência das Irmãs do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, através do Projeto Santa Bakhita, no Bairro da Munhava, cidade da Beira (Centro de Moçambique), receberam no passado dia 21 de abril os sacramentos da iniciação cristã, e um casal celebrou o seu matrimónio.
Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Na homilia da celebração eucarística, o Padre Victorino Lucas, Pároco da Paróquia São José Munhava, recordou que os idosos precisam do Bom Pastor em sua vida, e estão numa faixa etária muito importante e não podem ser desprezados.
Em entrevista à Emissora Católica da Beira, a Irmã Hadassa do Amor Eucarístico, religiosa do Instituto dos Pobres de Jesus, explicou que a administração dos sacramentos da iniciação cristã e o matrimónio testemunhado na celebração é resultado das visitas diárias feitas nas comunidades, que incluem ajudas de emergência, o acompanhamento médico e assistência alimentar.
Irmã Hadassa do Amor Eucarístico, Instituto dos Pobres de Jesus, na Beira
A religiosa acrescentou ainda que durante a assistência, foi notável que a maior parte dos beneficiários não frequentavam a igreja devido à idade e outros não professavam nenhuma religião, o que impulsionou a introdução do Evangelho nas visitas e de seguida a decisão de receber os sacramentos.
Através desta acção pastoral, o Projecto Santa Bakhita pretende levar a proximidade aos idosos e estes reconheçam a sua importância e posteriormente façam um acompanhamento aos demais necessitado, principalmente os idosos.
Um casal de idosos celebra seu matrimônio, Paróquia São José da Munhava, Beira
Refira-se que as Irmãs do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, iniciaram as actividades do projeto Santa Bakhita na Arquidiocese da Beira, concretamente na Munhava em 2023, uma acção levada a cabo em coordenação com a pastoral da misericórdia.
Oiça aqui a reportagem e partilhe