Notícias

Igreja no Algarve sedia encontro de catequese e é “comunidade de nações”

O 61º Encontro Nacional de Catequese termina nesta quinta-feira (4), em Ferragudo, no Algarve, e conta com 88 participantes de todas as dioceses portuguesas. A Igreja que sedia o evento conta com “muitas nacionalidades”, o que Pe. Pedro Manuel considera uma Igreja que é “comunidade de nações”, já que há representação de países como o próprio Brasil, Angola, Ucrânia e Inglaterra: “é uma Igreja que é comunidade de nações e a proliferação de proveniências torna mais clara a catolicidade da Igreja”.
Vatican News
«É uma alegria receber os responsáveis de catequese e fazer caminho juntos», disse Pe. Pedro Manuel, ao acrescentar que “é uma honra grande acolher os responsáveis de catequese e catequistas de todo o país” na diocese Algarvia. Nesta terça-feira (2), ele reafirmou a ideia de que a Igreja e a catequese vivem hoje “uma mudança de paradigma”.

“O novo Itinerário tem obrigado a estudo, análise, reflexão conjunta, para que possa ser implementado como foi pensado.”

Na diocese do Algarve, o novo Itinerário tem permitido ao Secretariado Diocesano da Catequese o “desenvolvimento de várias atividades com os catequistas”. “A diocese, nas suas diferentes estruturas e ministérios, está muito sensibilizada para esta realidade. Como diretor da catequese, penso que este Itinerário é o culminar de um caminho que abre portas e não as fecha. Estamos em caminho”, apontou.
No 61º Encontro Nacional de Catequese que aprofunda o “Ministério do Catequista”, o sacerdote deu conta de que o Algarve “tem feito aposta numa renovação não apenas nas estruturas, mas no modus faciens da sua pastoral”, e espera que “a reflexão destes dias possa ser animadora para perceber para onde caminha a Igreja”.
“Em países de missão, o papel do catequista já está muito desenvolvido, não só na dimensão da evangelização, mas também na animação da comunidade, e quem sabe se a nossa diocese não pode receber muito desta análise que aqui se fará sobre o Ministério do Catequista”, considerou.
Algarve: uma Igreja em caminho
“Quase todas as paróquias ou centros evangelizadores tem um ou dois núcleos de catequese de adultos. O ritmo das paróquias oferece já hoje a catequese para a infância/adolescência e de adultos”. Para o sacerdote, a aposta da diocese algarvia “tem dado muitos frutos, mesmo vocacionais e de compromisso comunitário”, mostrando a “Igreja local em caminho”.
Numa Igreja que conta com “muitas nacionalidades”, o Pe. Pedro dá conta de uma Igreja que é “comunidade de nações” verdadeiramente “católica”. “Temos hoje fortes comunidades que vêm dos países de língua oficial portuguesa, os que vem da Europa central e do norte. Temos comunidades fortes de Angola, Brasil, Ucrânia, Inglaterra… é uma Igreja que é comunidade de nações e a proliferação de proveniências torna mais clara a catolicidade da Igreja”, completa.
O 61º Encontro Nacional de Catequese realiza-se até esta quinta-feira (4), em Ferragudo, e conta com 88 participantes de todas as dioceses portuguesas.
Colaboração: Educris

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile