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Jesuítas sepultados nas Missões inspiram livro de autor gaúcho

A informação de que três jesuítas espanhóis estariam sepultados na Igreja de São Miguel Arcanjo, inspirou o pesquisador José Roberto de Oliveira a escrever em novo livro onde, além de processos históricos, fala da espiritualidade marcada, entre outros, pelo Santuário de Caaró, construído em homenagem aos sacerdotes Roque González de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo, martirizados em 1628. A experiência nas Missões foi uma das mais importantes para a história da humanidade, afirma.
Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

Ouça a entrevista completa com José Roberto de Oliveira!

As Missões Jesuítico-Guaranis têm “um exemplo magnífico de fraternidade, amor, carinho, sustentabilidade” para fornecer à humanidade.
Partindo dessa certeza, o escritor e pesquisador José Roberto de Oliveira* se dedica com paixão em trazer ao presente a “experiência missioneira” de quase 200 anos de duração, enaltecida como “a grande utopia” por escritores como Voltaire, Charles Montesquieu, Ludovico Antonio Muratori, Charlevau.

“Eu sou um defensor absoluto da ação jesuítica. Acho que eles foram fundamentais para a América, que nós conhecemos hoje. Eles foram defensores dos guaranis, das suas liberdades, …

 
Local de sepultamento de três jesuítas inspira novo livro
 
Em contato com a obra Misiones y sus pueblos guaraníes, de autoria do Pe. Guillermo Furlong SJ (788 páginas, reeditado em 1962 em Buenos Aires), José Roberto soube que três jesuítas espanhóis haviam sido sepultados na Igreja de São Miguel Arcanjo: José Castro (+1721), Tomás García (+1762) e Francisco Ribera (+1747), este último considerado o grande construtor da igreja e do conjunto arquitetônico de São Miguel, onde viveu por 45 anos. E precisamente essas informações, motivaram o pesquisador santo-angelense a escrever um novo livro:
Encontrar os nomes e a localização onde estão esses três jesuítas são informações para nosso mundo cristão e também para o mundo dos jesuítas. Reencontrar ou encontrar explicações para onde estão os que iniciaram esse processo todo de cristianização aqui no sul da América é muito importante e valorizá-los também, pois afinal de contas, foram aqueles que construíram o processo inicial de cristianização na região sul do continente americano.
O que se sabe, é que nos anos 1928/1930, foi constatada a existência de estruturas no solo da nave central da igreja, que vieram a ser mais tarde aterradas. “Agora – explica José Roberto ao Vatican News – casa perfeitamente as informações da comunidade daquele período com as escritas que mostram efetivamente os três sacerdotes que estão lá”.

Área demarcada no completo arquitetônico das Missões (Foto: José Roberto de Oliveira)

Projeto para escavações arqueológicas
 
Assim, com vistas a um projeto de escavação, foram contactados o chefe do Escritório do IPHAN e o arqueólogo Felipe Pompeu. “Todo processo de levantamento arqueológico – explica José Roberto – é parte de um projeto científico e com esses dados todos que estamos conseguindo, que são dados científicos, obviamente isso levará a esse projeto. Já tem uma série de arqueólogos interessados nesse trabalho, já há uma discussão”.
Neste sentido, o pesquisador acrescenta que o Grande Projeto Missões reúne mais de 250 pesquisadores efetivos, além de estudiosos sobre a história das Missões, “então estamos em uma discussão bastante profunda sobre essa questão e isso obviamente vai levar a esse projeto que vamos apresentar ao Ministério da Cultura, porque ali estamos em área do Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de ser área arqueológica brasileira, tem também essa supervisão da Unesco, então é muito importante que se tenha todos os trâmites bem corretos, como devem ser”.

Descendente do povo Guarani

Jesuítas e o amor ao Evangelho
 
Na elaboração do novo livro, José Roberto repassa obras de autores de vários períodos, como Antonio Ruiz de Montoya (1612-1652) – que é o primeiro a escrever sobre as Missões -, mas também do Pe Antônio Sepp, pároco de São Miguel e mais tarde fundador de São João Batista (a Redução entre Santo Ângelo e São Miguel) uma das sete Reduções. Justamente ele, que havia sido menino cantor em Viena, nascido no berço de família nobre austríaca, deixa a Europa pelo amor Evangelho, assim como o fizeram tantos outros jesuítas de diversos países que foram viver nos 30 Povos:
O que um príncipe está fazendo aqui, no sul da América, cristianizando nos anos 1600-1700? O que leva um príncipe, um dos homens mais importantes da música barroca na Europa nos finais dos anos 1600, com produções, ele mestre de capela do rei da Áustria, o que leva, digamos, o amor à cristandade a esses homens saírem da Europa, desistir dessa vida na Corte Europeia, mundo de reis, e vir para a América para cristianizar os indígenas que estavam iniciando sua vida no cristianismo?

Cruz Missioneira (Foto: José Roberto de Oliveira)

Uma semente para o desenvolvimento da humanidade
 
As novas pesquisas e estudos revelam “um conjunto de elementos” que são importantes serem conhecidos pela sociedade, “não só no Brasil, mas para o mundo, o mundo que está buscando luz para um modelo novo, mais fraterno, mais amoroso”. “Com a formação, gente fazendo doutorados e pós-doutorados, as portas começam a se abrir também na Europa para que estudiosos possam buscar mais e mais informações”, destaca o santoangelense:
Isso não será só no nosso tempo de agora, claro que é muito importante isso que estamos fazendo, que é dizendo essas coisas, para que mais estudantes se interessem e depois nos seus trabalhos de qualificação, de doutorado, de pós-doutorado, possam trabalhar essas pesquisas todas e isso não irá parar nunca, algo que foi uma das experiências mais importantes da humanidade, cada vez mais importante para a construção disso que eu chamo desse mundo novo, que o cristianismo vem trabalhando e procurando desenvolver, então aqui tem uma semente muito importante para o desenvolvimento da humanidade”.

“Um processo de cooperação é extremamente importante para o mundo novo que nós sonhamos, para esse mundo mais igualitário, mais fraternal”. A cooperação deve ser o fundamento do …

Missões, modelo para um mundo novo
 
A presença dos jesuítas no período das Reduções Jesuítico-Guaranis foi determinante na construção cultural do “modo de ser, na formação do povo gaúcho”, recorda ainda o pesquisador, o que é fundamental para explicar “como nós somos, a espiritualidade, o modo de ser do povo gaúcho”. Mas vai bem além disso:
“As Missões oferecem um modelo, uma luz, e como cuidar daquelas pessoas com mais necessidade, e como ter um modelo fraternal, carinhoso, com relação às pessoas, e mais, como construir um modelo com alimentação, um modelo com trabalho, um modelo com valorização cultural daquelas pessoas (…). É possível trabalhar profundamente o tema Missões precisamente para que ele colabora na construção de um mundo novo que todos nós sonhamos”.
Na experiência missioneira, de fato, existem “elementos fundantes de compreensão”, que trazidos para a realidade de hoje podem ajudar em processos de inclusão também dos descendentes dos indígenas que habitavam o continente americano:
“Temos um evento histórico cultural extremamente importante para essa ideia de formação de um mundo novo. O planeta está precisando de luzes, de sustentabilidade, de como lidar com essas coisas todas e as Missões tem para fornecer para a humanidade um exemplo magnífico de fraternidade, de amor, de carinho, de sustentabilidade, e que pode ser um bom exemplo para a humanidade nesse procurar que estamos no dia de hoje.”

Vista panorâmica das ruínas de São Miguel

2026 Ano das Missões Jesuítico-Guaranis
 
Com o decreto N° 576.368 de 18 de dezembro de 2023, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul instituiu o ano de 2026 como dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Estado. A este respeito, José Roberto de Oliveira recorda que o dia 3 de maio de 2026 marca os 400 anos da fundação da Redução de São Nicolau, do início do processo de cristianização e o início do Estado do Rio Grande do Sul.
Ele essalta que “obviamente moravam indígenas de várias nações no conjunto do Rio Grande do Sul, muito anterior, de 12 mil anos, de 7 mil, 2.500 anos, e na ocupação eles estavam distribuídos em todo esse território e obviamente por toda a América.”
Neste sentido, acrescentamos a informação de André Luís Freitas da Silva, que em sua dissertação de Mestre em História intitulada “Reduções Jesuítico-Guaranis: espaço de diversidade étnica”, recorda “que em um conjunto de 57 reduções organizadas por jesuítas e populações nativas ao longo de 159 anos, 25 foram constituídas por grupos diferentes entre si, cultural e linguisticamente”, e que “a ideia de que as reduções eram habitadas só por Guarani está historicamente vinculada à política colonial iniciada no século XVI, de reduzir a vasta diversidade étnica a uns poucos grupos considerados principais”.

Esse caminho, que se insere no âmbito de um trabalho de resgate histórico, também desempenha um importante papel no aspecto da integração, não só local e regional, mas também …

 
E para quem pretende visitar a região, também no contexto dos festejos, existem várias opções culturais, que envolvem o contato com parte dessas reduções. Para tal, o Aeroporto de Santo Ângelo recebe três voos semanais, houve melhorias na malha rodoviária, o que facilita o deslocamento de turistas na região. Para queles que planejam uma imersão a pleno título na realidade, na história e na espiritualidade missioneira, existe o Caminho das Missões em suas várias versões: desde aquela internacional, de 30 dias – que parte da primeira Redução no Paraguai, San Ignacio Iguazu, passando pelo conjunto das oito Reduções paraguaias, depois as 15 na Argentina, as brasileiras, chegando até Santo Ângelo, que é o ponto final, o encontro com seu Anjo da Guarda- até a caminhada de um dia.
A região recebe muitos turistas, “gente em busca dessa espiritualidade de entendimento do que foi essa experiência missioneira, no passado, e que compõe quais necessidades que temos de um mundo melhor nos dias atuais”, diz José Roberto.
*José Roberto de Oliveira é de Santo Ângelo (RS), engenheiro de formação, na área da Topografia e Cartografia; foi por longo tempo docente na URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões); diretor de desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul; um dos fundadores do Ministério do Turismo; criador em 2012, junto com os jesuítas, mais argentinos e paraguaios, da “Nação Missioneira”; foi criador do Circuito Internacional Missões Jesuíticas e representante brasileiro no Mercosul, também em função de seu envolvimento no tema das Missões.

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O Papa: muitos conflitos abertos, não ceder à lógica das armas

Francisco divulgou uma carta por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma a Maria Salus Populi Romani durante a fúria da II Guerra Mundial. O Pontífice pede que o aniversário seja uma oportunidade para “meditar em torno do terrível flagelo da guerra”. Olhando para a Ucrânia, Oriente Médio, Sudão e Mianmar, exorta a ouvir os “gritos de terror e de sofrimento” que questionam a consciência de todos e a “trabalhar pela paz na Europa e no mundo”.
Mariangela Jaguraba- Vatican News
O Papa Francisco enviou uma carta ao vice-gerente da Diocese de Roma, dom Baldassarre Reina, por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma ao ícone de Nossa Senhora conhecido como “Salus Populi Romani” durante a II Guerra Mundial.
O Pontífice une-se espiritualmente a toda a comunidade diocesana que celebra pela primeira vez a memória litúrgica da Salus Populi Romani, e recorda o voto que o povo de Roma e seu Pastor, Papa Pio XII, fez a Nossa Senhora em 4 de junho de 1944 para implorar a salvação da cidade, quando o confronto direto entre o exército alemão e os aliados anglo-americanos estava prestes a acontecer”, escreve o Papa no texto.
“A devoção ao antigo ícone conservado na Basílica de Santa Maria Maior está viva há séculos no coração dos romanos, que recorriam a ele para fazer súplicas e invocações, especialmente durante pragas, desastres naturais e guerras”, escreve ainda Francisco. “Os eventos marcantes da vida religiosa e civil de Roma eram registrados em frente a essa imagem. Portanto, não é de surpreender que o povo romano desejou confiar-se mais uma vez a Maria Salus Populi Romani enquanto a Urbe vivia o pesadelo da devastação nazista”, ressalta ainda o Papa.

Pio XII com os cidadãos romanos após o bombardeio do bairro de São Lourenço

Não ceder à lógica das armas
De acordo com Francisco, “oitenta anos depois, a lembrança desse acontecimento tão cheio de significado quer ser uma ocasião para rezar por aqueles que perderam a vida na II Guerra Mundial e para fazer uma meditação renovada sobre o tremendo flagelo da guerra”.
Muitos conflitos em diferentes partes do mundo ainda estão abertos hoje. Penso em particular na martirizada Ucrânia, na Palestina e Israel, no Sudão e Mianmar, onde as armas ainda fazem barulho e mais sangue humano continua sendo derramado.

“Esses são dramas que afetam inúmeras vítimas inocentes, cujos gritos de terror e sofrimento questionam a consciência de todos: não podemos e não devemos ceder à lógica das armas!”

O apelo de Paulo VI à ONU
O Pontífice recorda que “vinte anos após o fim da II Guerra Mundial, em 1965, o Papa São Paulo VI, falando na ONU, perguntou: ‘Será que o mundo chegará a mudar a mentalidade particularista e bélica que até agora teceu grande parte de sua história?'” Segundo Francisco, “essa pergunta, que ainda aguarda uma resposta, estimula todos a trabalhar concretamente pela paz na Europa e em todo o mundo”.

“A paz é um dom de Deus que também deve encontrar hoje corações dispostos a acolhê-lo e trabalhar para serem construtores da reconciliação e testemunhas da esperança.”

Ser construtor de paz
Francisco espera “que as iniciativas promovidas para comemorar o voto popular à Mãe de Deus, nos quatro lugares que foram protagonistas daquele acontecimento, possam reavivar nos romanos a intenção de serem construtores de uma verdadeira paz em todos os lugares, relançando a fraternidade como condição essencial para recompor conflitos e hostilidade”. “Pode ser construtor de paz”, ressalta o Papa, “quem a possui dentro de si e, com coragem e mansidão, se compromete em criar vínculos, em estabelecer relações entre as pessoas, em apaziguar as tensões na família, no trabalho, na escola, entre os amigos”.
O Pontífice conclui a carta, pedindo a Nossa Senhora Medianeira para que “obtenha para toda a humanidade o dom da concórdia e da paz” e confia “todos os habitantes de Roma, especialmente os idosos, os doentes, as pessoas sozinhas e em dificuldade, à intercessão materna da Salus Populi Romani”.

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Indonésia. Ilha de Flores ainda é uma “terra prometida” de vocações

“Em junho e julho estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”, conta Pe. Galvani
Vatican News

 

Em 1924 os vigários e prefeitos apostólicos encontraram-se pela primeira vez, para definir uma orientação comum sobre diversas questões da vida da Igreja e sobre a relação com as …

“Nesta época de final de ano letivo, estamos obtendo bons resultados vocacionais. Nós, Camilianos, tentamos nos manter em forma tanto quanto possível com muitas pequenas coisas boas para fazer, não apenas no campo vocacional, mas também com nossas iniciativas sociais e de caridade.”
É o que conta à agência missionária Fides o padre Luigi Galvani, pioneiro na Diocese de Maumere, na Indonésia, onde os Missionários Camilianos estão presentes em três dioceses com 4 seminários, dois centros sociais onde coordenam um programa de nutrição para 160 crianças pobres, apoio à distância para cerca de 20 estudantes merecedores, um projeto de “casas especiais” para libertar os doentes mentais de situações de opressão e, por fim, um modesto projeto de produção de água mineral e do sorvete “São Camilo”.
Ordenações diaconais entre os vários institutos missionários
“Em junho e julho – explica ele – estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”.
A mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio

Em algumas áreas do país, que o Papa visitará em setembro, membros do clero local e de ordens religiosas masculinas e femininas moram por alguns dias em famílias católicas, …

“Nos próximos meses, haverá também as profissões religiosas de numerosos noviços e noviças dos vários institutos masculinos e femininos presentes na Diocese de Maumere, que, no momento, atingiram o número de 62 comunidades religiosas”.
“Todos esses resultados vocacionais encorajadores – conclui o missionário – certamente recompensam o empenho dos vários promotores, mas também são um testemunho da fé e do espírito missionário de centenas e centenas de famílias na ilha de Flores, que continua sendo a mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio. Talvez seja também por isso que Flores é chamada de “terra prometida” de vocações.
(com Fides)

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África Central, quando uma Porta Santa se abriu para o mundo

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2015, foi aberto em um lugar sem precedentes, longe do coração cristão do mundo, a Basílica de São Pedro, mas dentro do coração do Papa Francisco, em Bangui. O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo da capital da África Central, revive aquele dia memorável e o significado benéfico que a visita do Pontífice produziu ao longo do tempo.
Maria Milvia Morciano e Jean Charles Putzolu – Vatican News
É tarde e a noite se prepara lentamente para chegar, tingindo o céu de rosa e dourado. A porta da Catedral de Notre-Dame em Bangui se abre, empurrada por duas mãos firmes. A figura de Francisco está de pé, vigorosa. Muitos anos se passaram desde aquele 29 de novembro de 2015, o primeiro dia do Advento e a data de início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que foi inaugurado, antecipadamente, em um lugar igualmente extraordinário, na capital da África Central. Pela primeira vez na história, a abertura da Porta Santa não se realiza na Basílica de São Pedro, no túmulo do Apóstolo, no centro do mundo cristão, mas em um lugar remoto, para muitos desconhecido.
Capital espiritual
A África Central é um dos países mais sangrentos e divididos do mundo. O Papa o escolheu justamente por esse motivo, para levar misericórdia e uma mensagem de paz a uma “terra que está sofrendo há vários anos com a guerra e o ódio, a incompreensão e a falta de paz. Mas nessa terra sofrida há também todos os países que estão passando através da cruz da guerra. Bangui se torna a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Por Bangui, por toda a República Centro-Africana, por todo o mundo, pelos países que estão sofrendo com a guerra, pedimos paz!”, disse o Papa na praça da igreja, depois de sair de um papamóvel, desprovido de qualquer proteção contra possíveis perigos, onde o imã também concordou em se sentar.
Um gesto universal compreendido por todos
Uma tradição antiga é transferida para um país jovem. O significado de abrir a Porta Santa e cruzar o limiar está enraizado em um simbolismo ancestral que, em Bangui, se ramifica e dá novos frutos. Ele está revestido de futuro. O gesto do Papa Francisco foi revolucionário porque, em um lugar fechado, cheio de barreiras, ele abre uma porta para a esperança, convida as pessoas a entrarem para encontrar misericórdia e paz, para encontrar Cristo e serem transformadas. Ele traduz de forma cristã uma metáfora compreensível para todos, em qualquer lugar do mundo, de qualquer tradição, religião, experiência e história. Todos entendem que se trata de um rito de passagem fundamental e sagrado.
A linha de fronteira, o limes latim, ponto final, fechamento, é transformada em limen, limiar, abertura. Talvez não seja coincidência o fato de duas palavras opostas conterem a mesma raiz, mas é interessante lembrar o fato de que, na linguagem eclesiástica, a “visitatio ad limina apostolorum” é a visita dos peregrinos aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, que remonta aos primeiros séculos da Igreja, mais tarde estendida aos bispos. Tudo fala de Jubileu.
Portas Santas em toda parte
Naquele ano de Misericórdia, muitas Portas Santas foram abertas em todo o mundo, quase um sistema solar composto por milhares de estrelas brilhantes espalhadas pela Terra, mesmo nos lugares mais remotos. Foi uma grande oportunidade, um presente dado a todos, mesmo àqueles que, por vários motivos, não podiam se locomover e viajar. Foi um jubileu extraordinário que pôde ser vivenciado em todas as igrejas locais, permitindo que aqueles que quisessem vivenciar plenamente o evento, fazer a peregrinação e atravessar a Porta da Misericórdia em sua própria diocese.
Uma esperança que vem de Roma
O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo de Bangui, é um dos intérpretes nodais de seu país. Sua história é de fé e de uma árdua “luta pela paz”, lembrando o título de seu livro na versão italiana, publicado pela Livraria Editora Vaticana em 2022. O cardeal centro-africano compartilhou com a mídia vaticana, aos microfones de Jean Charles Putzolu, a memória daqueles dias e as consequências benéficas da visita do Papa à África Central.
Gostaria de levá-los de volta ao dia 29 de novembro de 2015, o primeiro domingo do Advento, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia. Foi em Bangui, na República Centro-Africana, portanto, em seu país: uma tradição muito antiga chegando a um país jovem. Em sua opinião, qual foi o significado desse gesto para todos os centro-africanos?
É um gesto único na história não apenas da Igreja universal, mas também da nossa Igreja.
Porque nós, centro-africanos, diante da violência, do sofrimento e da morte, encontrando-nos vivendo em um estado de absurdo, sentimos a esperança que veio de Roma por meio do homem de Deus, o Papa, que veio para aplacar, para trazer paz, tranquilidade e perdão, para trazer reconciliação, convidando nós, centro-africanos, a abrir as portas de nossos corações, cheios de ódio, rancor e vingança, para que pudéssemos nos enfrentar. É por isso que ele mesmo disse para depormos nossas armas: “leve a justiça, leve o amor”. Acredito que seu gesto será sempre lembrado aqui na República Centro-Africana. Muçulmanos, protestantes, católicos, todos nós somos unânimes em dizer que sua chegada foi salutar.
E o Papa de fato chegou. Ela se lembrou dessa mensagem, desse chamado para depor as armas. Havia uma enorme tensão até quase dois dias antes de sua chegada a Bangui. Houve mais tensão desde então? Essa mensagem foi ouvida? A mensagem do Papa foi ouvida e atendida? As armas ficaram em silêncio?
Acho que a mensagem foi ouvida. Passamos seis meses desde a partida do Papa como se estivéssemos em um país normal, algo impensável até dois dias antes de sua chegada. Sua chegada aliviou a pressão. Vimos muçulmanos saindo de seus enclaves para se juntarem a seus irmãos e irmãs católicos no estádio, para participar da grande celebração. As pessoas iam e vinham. O Km 5 [marco 5] era considerado um local onde havia muitas armas e, portanto, não se podia entrar. Mas fui até lá com os cristãos para acompanhar o Papa, dizendo aos muçulmanos: “vamos caminhar juntos!”
O Papa veio de Roma para a República Centro-Africana, os cristãos de Bangui deixaram nossos bairros para ir ao encontro de nossos irmãos, caminhando pela paz. Bem, nós marchamos e continuamos a fazê-lo desde aquele dia. Um líder rebelde nos disse que deveríamos conversar sobre espiritualidade com os imãs. Os imãs organizaram uma grande reunião para pedir aos líderes rebeldes que depusessem suas armas e muita coisa mudou desde então. Isso também foi resultado da visita do Papa.
Os imãs realizaram um grande encontro para pedir aos líderes rebeldes que deponham as armas e isso mudou muito. Esse também foi o resultado da visita do Papa, que nos deu um empurrão, nos fez recomeçar e agora estamos vendo os resultados. Hoje as armas não circulam mais como antes.
Em sua opinião, quais foram os outros frutos desse evento?
Foram os encontros entre jovens muçulmanos e jovens cristãos. Encontros bastante regulares entre mulheres muçulmanas e mulheres cristãs, e entre nós, líderes. Há pouco tempo, em março, uma mesquita a 250 quilômetros daqui foi vandalizada. O imã, o pastor protestante e eu falamos ao coração de nossos fiéis para desarmá-los e convidá-los a cooperar, respeitar, valorizar e respeitar o local. Esse, em minha opinião, é o fruto dessa passagem. Agora também pedimos que a justiça seja feita. Isso significa que aqueles que perderam suas casas devem poder recuperá-las, o que significa que aqueles que moram na casa do vizinho há muito tempo devem ter a gentileza de sair. E nós, líderes religiosos, trabalhamos com o coração. Há alguns que saem para deixar a casa para os proprietários sem passar pelos tribunais ou pelo Estado. Portanto, acho que isso também é proveitoso. Agora os corações estão dispostos e podemos conversar, podemos imaginar um futuro comum.
Quando o senhor diz que eles saem de casa, é porque eles realmente a devolvem ao seu legítimo proprietário, certo?
Exatamente isso.
Em um nível mais pessoal, Vossa Eminência, quais são suas lembranças mais fortes e talvez mais vívidas daquele período?
A lembrança mais vívida é a de entrar no quilômetro 5 dois dias antes: era impossível atravessar o posto de controle. Eu estava lá. Vi com meus próprios olhos: o Papa escolheu ir em um veículo não blindado, mas em campo aberto. Todos sabiam que havia muitas armas no local. Francisco teve a coragem de ir até lá e vimos que o imã também concordou em ir no papamóvel. Essa é a imagem mais forte. Quando saí para ir ao estádio, vi muçulmanos saindo em massa, arriscando suas vidas. Foi sua fé que os levou a sair. Um imã nos disse: ‘O Papa não veio para vocês, cristãos, mas para nós, muçulmanos. Estávamos no enclave, estávamos na escravidão. Ele nos libertou!”
Eminência, uma última pergunta: o senhor se tornou inseparável do Imã… entre cristãos e muçulmanos e também com os protestantes. Vocês realizam iniciativas juntos quase diariamente. Esse é outro fruto. É claro que é o resultado de seu trabalho, mas também é o resultado da visita do Papa…
A visita do papa nos confortou, incentivou e apoiou nesse trabalho. E fomos nós três que pedimos a ele que viesse à República Centro-Africana. Acho que todos nós somos gratos a ele. Esse é o fruto de sua passagem.
O Jubileu de 2025. Como estão se preparando para ele?
O Jubileu de 2025 é um momento importante para a Igreja. Bem, já estão sendo criados grupos aqui para refletir, orar, reunir-se e também para ver como, localmente, viveremos esse momento. Este ano celebraremos 130 anos de evangelização na República Centro-Africana e, ao mesmo tempo, estaremos caminhando para 2025, que está logo ali, e estamos trabalhando em ambos. Portanto, acho que há muito entusiasmo. Eu estava com um grupo de jovens que se encontrava na igreja em massa e dissemos uns aos outros: este é um momento importante porque é um momento de graça, mas também é um momento complicado e elevado. Não podemos deixar passar esse momento favorável.

O cardeal Dieudonné Nzapalainga

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