Notícias

Morre na prisão Alexey Navalny, líder opositor russo

O dissidente tinha 47 anos. Ele morreu na Colônia Prisional Nº 3 do Ártico, onde estava detido desde 2021 e cumpria pena de 19 anos. O anúncio foi dado pelo Serviço Penitenciário Nacional.
Vatican News
O dissidente russo e principal opositor de Putin, Alexei Navalny, morreu aos 47 anos na Colônia Prisional número 3 na região ártica da Rússia Setentrional, depois de se sentir mal após uma caminhada. O anúncio foi feito pelo Serviço Penitenciário Nacional da Rússia.
Navalny estava detido desde janeiro de 2021 e cumpria pena de 19 anos de prisão. Na última mensagem na plataforma X, com data de 14 de fevereiro, havia denunciado ter sido novamente colocado em uma cela de castigo pela quarta vez, em dois meses, e que teria ali permanecido por 15 dias.
“Não quero ouvir condolências. Nós o vimos na prisão em 12 de fevereiro, ele estava vivo, saudável e feliz”, escreveu no facebook a mãe de Navalny, Lyudmila Navalnaya, conforme noticiado pela Novaya Gazeta.
As autoridades russas afirmaram não ter informações sobre as causas da morte do dissidente, e que investigações serão realizadas pelo Serviço Penitenciário Federal, sem maiores comentários por parte do Kremlin. As reações internacionais à notícia da morte de Navanly foram imediatas, por parte de chefes de estado e de governo de todo o mundo.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, disse estar “indignado” com a morte na prisão de Alexei Navalny, principal opositor de Vladimir Putin, e fez um apelo pelo “fim da perseguição” na Rússia, num comunicado de imprensa divulgado à mídia. «Todos os detidos ou que tenham sido condenados a diversas penas de prisão pelo exercício legítimo dos seus direitos, incluindo o direito à liberdade de reunião pacífica e expressão, devem ser imediatamente libertados e todas as acusações contra eles apresentadas devem ser retiradas», lê-se no comunicado de imprensa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile