A Diocese de Tubarão possui um Projeto de Formação de Leigos, com várias Escolas, e 404 comunidades eclesiais. Catequistas, clero e animadores saíram revigorados do encontro, frente ao novo projeto da Catequese de Iniciação à Vida Cristã para o próximo triênio.
Pe. Gerson Schmidt*
Cerca de 400 catequistas, provenientes das 29 Paróquias da Diocese de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, se concentraram, na noite de 05 de março, na Casa de Encontros Dom Anselmo Pietrulla (CEDA), em Tubarão, para o lançamento oficial do novo Itinerário Catequético para a Vida Cristã com Adolescentes e Jovens. Foi um encontro festivo, celebrativo e missionário.
A Coordenadora Diocesana de Catequese, Maristela Querino, com alegria, destacou que “enfim, chegou este momento que, por todos nós, era tão esperado! É com imensa e verdadeira gratidão que nós queremos recordar as Equipes que trabalham conosco: Coordenações Diocesanas, catequistas e suas Coordenações Forâneas e Paroquiais, os Padres, Diáconos e, também, todos os que trilharam um caminho de evangelização e deixaram marcas na história catequética de nossa Diocese de Tubarão. O tempo passou e, hoje, a Igreja solicita de nós um novo caminhar, um novo olhar; pede que trilhemos novos caminhos na Catequese. Por isso, esta noite é tão especial para a nossa Igreja Particular”.
O Coordenador Diocesano de Pastoral, o Pe. Rodrigo José da Silva, celebrou com intensidade o entusiasmado do encontro e disse que “temos este espaço todo tomado por vocês: tão cheio e tão vibrante! De fato, os catequistas trazem um brilho especial no olhar, pois estão encantados pela Palavra e por Jesus Cristo. No entanto, é nisso que se encontra um grande desafio para nós: fazer a Palavra de Deus ecoar no coração daqueles que estão sob nossa responsabilidade. Sintamo-nos animados e entusiasmados na missão, especialmente por este novo projeto da Catequese de Iniciação à Vida Cristã, que é uma das prioridades do nosso Plano Diocesano de Pastoral 2024-2027”.
Não podendo estar presente, Dom Adilson Pedro Busin, Bispo de Tubarão, através de um vídeo, dirigiu-se aos evangelizadores dessa forma: “Daqui de Florianópolis, onde estou reunido com outros Bispos, desejo que esta noite de formação sirva, sobretudo, para você perceber que não está sozinho (e sozinha); mas, sim, que há uma fraternidade entre todos os catequistas de nossa querida Diocese. Que seja muito frutífero este Encontro! Que Deus abençoe vocês em sua santa missão de serem anunciadores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!”.
A coordenadora Maristela explicou que o novo subsídio catequético disponível é “um rico material para os nossos catequizandos aprofundarem a sua fé e fortalecerem os laços com Deus. Esse novo Itinerário nos inspire também a nós, evangelizadores, a crescermos pessoal e espiritualmente. Ele nos guiará no caminho da Verdade (que é Jesus!), compreendendo tudo o que a Igreja nos orienta… e nos ajudará a alargarmos as ‘tendas’ da nossa Igreja, afim de que, sempre melhor, possamos ‘fazer catequese’. Também desejo que a Senhora da Piedade, a Catequista de Jesus, e a nossa Beata Albertina Berkenbrock, modelo de catequizanda, nos inspirem a vivermos nossa missão”. Albertina Berkenbrock, carinhosamente chamada pelo povo da Diocese de Tubarão como “a nossa Albertina” e “Maria Goretti brasileira”, foi uma menina do interior do estado de Santa Catarina assassinada aos doze anos ao resistir a um assédio. Foi beatificada no dia 20 outubro de 2007. Para ser beatificada, Albertina não necessitou de um primeiro milagre porque foi considerada mártir — que para a igreja católica é alguém que derrama o próprio sangue em nome de um valor do Evangelho, neste caso a castidade.
Cada membro da Coordenação e demais colaboradores que participaram do mutirão para elaborar o subsídio recebeu um exemplar do Itinerário e do Livro dos Catequistas. “Tivemos o apoio de muitas pessoas que se submeteram a uma longa e exigente jornada de muitas reuniões, orações, estudos, com mesas cheias de livros para pesquisar”, comentou a coordenadora.
Segundo o Pe. André Corrêa Oenning, Assessor Diocesano da Catequese, “na preparação deste material buscamos ser fiéis à Tradição, à Doutrina da Igreja, seguindo o método de inspiração catecumenal (em comunhão com a Igreja em nosso Regional Sul IV da CNBB). Em muitos Encontros adotamos os passos da Leitura Orante da Palavra de Deus. Há dinâmicas diversas na apresentação dos Encontros… Nossa Equipe também preparou um Livro para os Catequistas, a fim de oferecer outros subsídios, sugestões e orientações, no momento de prepararem os Encontros. O Itinerário é constituído por 55 Encontros, divididos em 03 tempos fortes: Tempo Querigmático, Tempo de Aprofundamento e Tempo do Compromisso e Missão, com algumas Celebrações ao longo do caminho. Os pais de catequizandos participarão de Encontros de Formação, seguindo o Livro das Famílias”. Foi disponibilizado um link para aproximar Catequistas e Coordenação:
Por fim, no encerramento do evento, Pe. Rodrigo dirigiu-se, novamente, aos presentes, ponderando: “Recordemos de Mateus 13, onde temos as parábolas do Fermento na Massa e do Grão de Mostarda. Irmãos e irmãs, passo a passo… é assim que queremos caminhar! Ao longo da jornada, iremos aprendendo, abrindo nossa mente e coração, saindo do nosso comodismo (do ‘sempre foi assim’), descortinando novos horizontes da fé. Sempre com a certeza de que Cristo caminha conosco todos os dias”. E observou: “tudo isso, sem nunca perdermos a alegria no rosto e nem o brilho de nosso olhar!”. A Diocese de Tubarão possui um Projeto de Formação de Leigos, com várias Escolas, e 404 comunidades eclesiais. Catequistas, clero e animadores saíram revigorados do encontro, frente ao novo projeto da Catequese de Iniciação à Vida Cristã para o próximo triênio.
*Pe. Gerson Schmidt, jornalista e colaborador da Rádio Vaticano