Notícias

O Papa aos bispos da Diocese de Roma: tempo para discernir sobre o novo vigário

Francisco recebeu em audiência o Conselho Episcopal da Diocese de Roma. No sábado, 6 de abril, houve a nomeação do cardeal De Donatis, vigário desde 2017, como penitencieiro-mor. Enquanto o cargo de vigário estiver vacante, todas as funções e poderes, inclusive os de representação jurídica, serão exercidos pelo vice-gerente da diocese, Baldassare Reina.
Vatican News
Poucos dias após a nomeação, no último sábado, 6 de abril, do cardeal Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma desde 2017, como penitencieiro-mor, o Papa Francisco se reuniu na manhã desta segunda-feira (08/04), no Vaticano, com o Conselho Episcopal da Diocese de Roma.
Segundo uma nota do Vicariato no site da Diocese de Roma, “devido à delicadeza do cargo de cardeal vigário, o Papa Francisco informou aos bispos, seus colaboradores mais próximos, que levará tempo para fazer um saudável discernimento sobre a pessoa que ocupará esse papel”.
Funções e poderes exercidos pelo vice-gerente
Abre-se uma “fase de transição” na qual o Papa “encorajou os bispos a continuarem o ministério pastoral e as atividades administrativas já iniciadas”. Conforme previsto no Artigo 14 § 3 da Constituição Apostólica In Ecclesiarum Communione sobre a organização do Vicariato de Roma, publicada em 6 de janeiro de 2023, “enquanto o cargo de cardeal vigário estiver vacante, todas as suas funções e poderes, incluindo os de representação jurídica, serão exercidos pelo vice-gerente da diocese, Baldassare Reina”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile