Notícias

Pentecostes: O’ Malley, o carisma que recebemos é “um modo de vida”

“O carisma que recebemos não é um documento ou uma filosofia, mas um modo de vida transmitido por homens com corações em chamas”, disse em Assis o arcebispo de Boston, cardeal Sean Patrick O’Malley, O.F.M, Cap. “Nossa proximidade com o Cristo pobre e crucificado é a marca registrada de nossa espiritualidade. Em nossos dias, um dos frutos do carisma de Francisco é Carlo Acutis. Agora, aqui os fiéis se reúnem nesse novo Cenáculo de Pentecostes”, acrescentou o purpurado estadunidense
Vatican News

“A espoliação de Francisco é o momento de seu ‘Abba Pai’. Para mim, esse é o momento crucial da vida de Francisco, é a base teológica de sua vocação, sua confiança absoluta na paternidade de Deus, seu desejo de seguir o Jesus pobre e crucificado”.
Foi o que disse o arcebispo de Boston, nos EUA, cardeal Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., durante sua homilia na celebração eucarística deste domingo (19/05), na igreja de Santa Maria Maior-Santuário da Espoliação, em Assis, na região italiana da Úmbria.
O significado da escolha de São Francisco
O purpurado, depois de falar sobre a importância de Pentecostes, destacou o significado da escolha de São Francisco. “O fato de ter renunciado e colocado toda a sua vida nas mãos de Deus torna Francisco disponível para seguir Cristo e anunciar a Boa Nova”.
“Esse carisma – acrescentou – é tão forte que se espalha como fogo; sua vocação mudou o curso da história e nos convocou aqui do mundo inteiro. O carisma que recebemos não é um documento ou uma filosofia, mas um modo de vida transmitido por homens com corações em chamas”.
Um dos frutos do carisma de Francisco é Carlo Acutis
“O caminho que o Papa Francisco nos propõe é o da proximidade. Devemos estar próximos de Deus com uma oração real e compartilhada. Nossa proximidade com o Cristo pobre e crucificado é a marca registrada de nossa espiritualidade. Em nossos dias, um dos frutos do carisma de Francisco é Carlo Acutis. Agora, aqui os fiéis se reúnem nesse novo Cenáculo de Pentecostes”.
Outro momento interessante sobre o carisma franciscano que emana do Santuário da Espoliação foi vivido também no sábado à tarde, durante a conferência “Entre o Irmão Sol e a Irmã Morte, o Cântico de São Damião no Bispado, uma redescoberta rumo a 2025”, na qual participaram o bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, dom Domenico Sorrentino, o poeta Davide Rondoni, presidente do “Comitê nacional para a celebração do oitavo centenário da morte de São Francisco de Assis”, o frade conventual padre Felice Autieri e a diretora do Escritório de comunicação social da diocese, Marina Rosati.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile