Notícias

Pontifícia Academia de Teologia: em Roma, o XII Fórum Internacional

Nos dias 7 e 8 de março, dois dias de discussão nas universidades Lumsa e Lateranense, sobre o tema “Que racionalidade para os crentes no século XXI?” Acadêmicos, teólogos e personalidades do mundo da ciência e da cultura estarão presentes
Vatican News
O XII Fórum Internacional da Pontifícia Academia de Teologia (PATH) será realizado em Roma nos dias 7 e 8 de março de 2024. Acadêmicos, teólogos e personalidades do mundo da ciência e da cultura discutirão o tema “Que racionalidade para os crentes no século XXI? Da Fides et ratio a Veritatis gaudium. Fé e razão 1700 anos depois de Nicéia”. O encontro, realizado a cada dois anos desde 2002, é uma oportunidade valiosa para os membros da academia e para todos aqueles que desejam aprofundar aspectos teológicos e de fé.
Transdisciplinaridade do conhecimento
“Em Ad theologiam promovendam – explica o presidente da Pontifícia Academia de Teologia, dom Antonio Staglianò -, o Papa Francisco promove a transdisciplinaridade do conhecimento: é um compromisso do qual não podemos nos esquivar e que devemos enfrentar como teólogos a serviço da alegria do Evangelho”. Sobre o tema escolhido para esta edição do Fórum, Staglianò acrescenta: “A fé cristã é vivida dentro das condições histórico-culturais de cada época para ‘dar razão da esperança’ a todos. O dia-logos, um discurso ou racionalidade ou mesmo uma palavra que fala “através” das muitas palavras e dos discursos plurais do mundo de hoje, se impõe. Eis a pergunta: qual racionalidade para os católicos do século XXI que pretendem levar a sério o destino do Evangelho para todos?”
Os trabalhos entre Lumsa e Lateranense

O prefácio do Papa no livro “Repensar o pensamento” de dom Antonio Stagliano, presidente da Pontifícia Academia Teológica.

O primeiro dia de estudo será realizado na quinta-feira, 7 de março, na Sala Jubileu da Universidade Lumsa, a partir das 9 horas. Após a apresentação do Fórum pelo padre Giuseppe Marco Salvati, prelado secretário da Pontifícia Academia, o presidente falará sobre o tema “Teologia como teiologia teiosófica para um diálogo completo”. A sessão da manhã continuará com os pronunciamentos do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, sobre “Política entre valores e liberdade pessoal” e de Giuseppe Tanzella-Nitti sobre “A dimensão contextual e interdisciplinar da teologia”. A sessão da tarde, moderada por dom Ignazio Sanna, presidente emérito da PATH, incluirá intervenções de Ilaria Morali, que responderá à pergunta “Qual ensino para a missão?” e Paolo Benanti com uma conferência intitulada: “Algorética: os desafios das inteligências artificiais”. O dia será encerrado com a intervenção de Paul van Geest sobre o tema: “O Homo oeconomicus desafia a sabedoria teológica”.
Na sexta-feira, 8 de março, às 9 horas, os trabalhos serão retomados na Sala Paulo VI da Pontifícia Universidade Lateranense. A sessão da manhã – moderada por Riccardo Ferri, pró-reitor da PUL – será aberta com a conferência de Giulio Maspero sobre “Da ontologia de Nicéia à ontologia trinitária”. Em seguida, Antonio Ereditato falará sobre “A física quântica e a realidade do mundo” e Cecilia Costa, sobre o tema “Para uma “fermentação de todo conhecimento” (Veritatis gaudium, 4.c): sociologia e teologia em diálogo”. O Fórum será encerrado às 12h30 com as conclusões do presidente Staglianò.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile