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Pontifícia Academia para a Vida em assembleia: foco no significado do ser humano

Está em andamento a assembleia geral 2024 da Pontifícia Academia para a Vida no Centro de Conferências Augustinianum, sobre o tema “Humano. Significados e desafios”. Presidente dom Paglia: uma reflexão multidisciplinar sobre o “humano comum”, imposta pela extraordinária “mudança de época” decorrente do desenvolvimento científico e tecnológico.
Alessandro Di Bussolo – Vatican News
Uma reflexão multidisciplinar sobre o “mistério do ser humano”, para entender “o que é o humano comum” – ou, nas palavras do Papa – “o que qualifica o ser humano”, imposta pela extraordinária “mudança de época” devido ao desenvolvimento científico e tecnológico. Este é o objetivo da assembleia geral da Pontifícia Academia para a Vida (PAV), que este ano comemora 30 anos de fundação, sobre o tema “Humano. Significados e desafios”, que teve início na terça-feira, 12, e se conclui na quarta-feira, 14 de fevereiro, no Centro de Conferências Augustinianum. Depois de refletir nos últimos anos sobre robótica, Inteligência Artificial e as novas tecnologias, sublinha o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vincenzo Paglia, na coletiva realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, “decidimos abordar uma questão exigente e inevitável: a questão antropológica, a pergunta de significado do caminho que a humanidade está percorrendo”.
A desorientação causada pelas novidades técnico-científicas
Dom Paglia lembrou que, pela primeira vez, a espécie humana “apresenta o risco de desaparecer por autodestruição ou superação”, por meio da “energia nuclear, mudanças climáticas e novas tecnologias convergentes”. A Academia foi a primeira a agir sobre os riscos e o potencial da Inteligência Artificial com o “Apelo de Roma para a Ética na Inteligência Artificial”, sobre seu uso ético, apresentado em 28 de fevereiro de 2020 e assinado, em primeiro lugar, pela Ibm e pela Microsoft, com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o governo italiano e a Universidade La Sapienza de Roma. “A novidade das descobertas técnico-científicas”, explicou o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, “às vezes produz um efeito de desorientação e uma sensação de precariedade que pode levar a opinião pública a posições negativas, na nostalgia de certezas que parecem desaparecer. É por isso que precisamos de um diálogo entre os saberes e uma visão da humanidade e de seu futuro, junto com uma reflexão ética sobre os produtos do conhecimento humano”.

Participantes da coletiva de imprensa de apresentação da Assembleia Geral da PAV

A tecnologia não deve se transformar na nova religião de hoje
A Pontifícia Academia para a Vida quer propor, esclareceu dom Paglia à mídia vaticana, “um serviço de esclarecimento, de reflexão atenta sobre o que é o humano comum. A Igreja tem as Sagradas Escrituras e uma tradição que oferece perspectivas extraordinárias sobre a dignidade do ser humano, que para nós está sempre ligado à família humana e ao cuidado da criação”. Uma visão que, para o arcebispo, é necessário repropor “dentro de um mundo científico que corre o risco de ser vítima da primazia da tecnologia e da economia”, que corre o risco de “esmagar a responsabilidade e a beleza do ser humano comum, transformando-o em um instrumento da economia ou da tecnologia”. O presidente da Pontifícia Academia para a Vida enfatizou que deve ser combatida a tentação “de que a tecnologia seja a nova religião do mundo contemporâneo”, animando a própria tecnologia, redescobrindo-a a serviço do ser humano e não dominando-o. No campo dos algoritmos, por exemplo, lembra dom Paglia, o próprio Papa disse à Pontifícia Academia para a Vida “que considera importante combater a algocracia com a algoética, ou seja, não o homem a serviço da tecnologia, mas exatamente o contrário: a tecnologia a serviço do homem”.

O Papa recebeu os participantes da plenária da Pontifícia Academia para a Vida que se reúne a partir desta segunda-feira até a próxima quarta-feira para refletir sobre um modelo …

Redescobrir o poder do homem para guiar a tecnologia
O medo das novas tecnologias, para o arcebispo, é transmitido pela mídia de massa. “Acredito que tenham razão, e nós estamos entre eles, aqueles que afirmam que somos mais fortes do que a tecnologia, que a tecnologia é um instrumento se redescobrirmos a força do ser humano para guiar a tecnologia. Esse é o compromisso da Academia”. Dom Paglia enfatizou que “nós, seres humanos, inventamos a tecnologia. Cabe a nós guiá-la e não nos resignarmos a ser guiados pela tecnologia, porque atrás da tecnologia há uma economia hipercapitalista que quer colher todos os seus benefícios”.

Um momento da apresentação da Assembleia

O prêmio “Guardião da Vida” a uma anestesista do Haiti
O chanceler da Pontifícia Academia para a Vida, dom Renzo Pegoraro, explicou que durante os dois dias de debates e oficinas haverá uma tentativa de integrar “a visão humanística, a visão científica e tecnológica e a visão religiosa”. Na tarde de quarta-feira, 13 de fevereiro, está prevista a premiação do vencedor da terceira edição do Prêmio ‘Guardião da Vida’ entregue à dra. Marie Guerda Coicou, que vive e trabalha no Haiti e é especialista em Anestesia e Reanimação. À noite, a partir das 21 horas, na Igreja de Santa Maria delle Grazie alle Fornaci haverá uma meditação-concerto com a apresentação de Quatuor pour la fin du temps (1941), de Olivier Messiaen (1908-1992), composta num campo de concentração, aos cuidados do teólogo e musicólogo pe. Pierangelo Sequeri. A entrada é gratuita.
As novas publicações da Academia
Para dar uma contribuição à Igreja e à sociedade, haverá a publicação das Atas nos próximos meses. O chanceler Pegoraro recordou as da Assembleia Geral de 2023 sobre o tema “Convergindo para a pessoa”, e a recente publicação do Colóquio Científico sobre Cuidados Paliativos Perinatais, em inglês. Há dois anos, a Livraria Editora Vaticana publicou o volume Etica Teologica della Vita (Ética Teológica da Vida), que apresenta o resultado de um seminário internacional de Teologia Moral baseado num Texto Base. Um trabalho “que despertou grande interesse nos círculos acadêmicos e fora deles, e é por isso que agora decidimos publicar o Texto Base num volume separado”, disse ele. O volume se intitula La Gioia della Vita (A Alegria da Vida) publicado pela LEV em italiano. As traduções em inglês, francês e espanhol já estão prontas e serão publicadas em breve.
Al-Khalili: a Inteligência Artificial não deve ser vista como uma ameaça
Entre os palestrantes da Assembleia, o físico britânico Jim Al-Khalili, da Escola de Matemática e Física da Universidade de Surrey, em Guildford, enfatizou que computador e novas tecnologias não nos tornaram menos “humanos” até o momento. Eles nos mudaram, sim, e poderíamos dizer que nem sempre para melhor”, esclareceu ele, “mas não alteraram nossa essência: o que significa ser humano”. É claro, continuou Al-Khalili, que “há muitos desafios e, possivelmente, até ameaças existenciais que enfrentamos diante dos rápidos avanços da Inteligência Artificial. Certamente devemos estar preparados para o dia em que as máquinas desenvolverem uma verdadeira inteligência e consciência”. Mas isso não deve nos causar uma crise de identidade. O físico está convencido de que a Inteligência Artificial “nunca será capaz de pensar ou sentir como um ser humano” porque “o que nos torna humanos vai além das conexões neurais do nosso cérebro. É mais do que nossa inteligência, intuição ou criatividade, que provavelmente um dia serão replicadas em formas de Inteligência Artificial. O que nos torna exclusivamente humanos é também o nosso comportamento e a nossa interação com o ambiente físico circunstante, nossas relações recíprocas dentro de estruturas coletivas e sociedades complexas; são nossas culturas e crenças compartilhadas, nossa história, nossas recordações”. Portanto, concluiu ele, a Inteligência Artificial “não deve ser vista como uma ameaça”.

Jim Al-Khalili (à direita) com o arcebispo Vincenzo Paglia

Mazzucato: uma economia justa para visar o bem comum
Como parte do encontro internacional da Pontifícia Academia para a Vida, a acadêmica Mariana Mazzucato, economista do Instituto de Inovação e Propósito Público (IIPP), da University College London, aborda o tema: “Governar a economia para o bem comum”. Explicando que se o mundo está enfrentando crises globais e interconectadas, como a do clima, da biodiversidade, da água e da saúde, ainda assim os Estados não conseguiram tratá-las como objetivos coletivos com agendas comuns. Para Mazzucato, o bem comum deve ser entendido “tanto como a definição de objetivos compartilhados quanto como a elaboração de maneiras de alcançá-los”. Como o Papa Francisco reconhece em sua Encíclica Laudato si’, “isso implica defender a dignidade das pessoas socialmente, politicamente e economicamente marginalizadas – não apenas em palavras, mas com políticas e novas formas de colaboração entre governo, empresas, trabalhadores e sociedade civil. É necessário levar diferentes vozes para a mesa, concluiu a economista ítalo-americana, “para discutir o que significa co-criar uma economia justa e sustentável, porque uma grande lição da pandemia da COVID-19 foi que, se a atividade econômica – como o desenvolvimento de vacinas – não for governada para o bem comum, muitas pessoas permanecem excluídas dos seus benefícios”.

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O Papa: muitos conflitos abertos, não ceder à lógica das armas

Francisco divulgou uma carta por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma a Maria Salus Populi Romani durante a fúria da II Guerra Mundial. O Pontífice pede que o aniversário seja uma oportunidade para “meditar em torno do terrível flagelo da guerra”. Olhando para a Ucrânia, Oriente Médio, Sudão e Mianmar, exorta a ouvir os “gritos de terror e de sofrimento” que questionam a consciência de todos e a “trabalhar pela paz na Europa e no mundo”.
Mariangela Jaguraba- Vatican News
O Papa Francisco enviou uma carta ao vice-gerente da Diocese de Roma, dom Baldassarre Reina, por ocasião dos 80 anos do voto de Pio XII e da cidade de Roma ao ícone de Nossa Senhora conhecido como “Salus Populi Romani” durante a II Guerra Mundial.
O Pontífice une-se espiritualmente a toda a comunidade diocesana que celebra pela primeira vez a memória litúrgica da Salus Populi Romani, e recorda o voto que o povo de Roma e seu Pastor, Papa Pio XII, fez a Nossa Senhora em 4 de junho de 1944 para implorar a salvação da cidade, quando o confronto direto entre o exército alemão e os aliados anglo-americanos estava prestes a acontecer”, escreve o Papa no texto.
“A devoção ao antigo ícone conservado na Basílica de Santa Maria Maior está viva há séculos no coração dos romanos, que recorriam a ele para fazer súplicas e invocações, especialmente durante pragas, desastres naturais e guerras”, escreve ainda Francisco. “Os eventos marcantes da vida religiosa e civil de Roma eram registrados em frente a essa imagem. Portanto, não é de surpreender que o povo romano desejou confiar-se mais uma vez a Maria Salus Populi Romani enquanto a Urbe vivia o pesadelo da devastação nazista”, ressalta ainda o Papa.

Pio XII com os cidadãos romanos após o bombardeio do bairro de São Lourenço

Não ceder à lógica das armas
De acordo com Francisco, “oitenta anos depois, a lembrança desse acontecimento tão cheio de significado quer ser uma ocasião para rezar por aqueles que perderam a vida na II Guerra Mundial e para fazer uma meditação renovada sobre o tremendo flagelo da guerra”.
Muitos conflitos em diferentes partes do mundo ainda estão abertos hoje. Penso em particular na martirizada Ucrânia, na Palestina e Israel, no Sudão e Mianmar, onde as armas ainda fazem barulho e mais sangue humano continua sendo derramado.

“Esses são dramas que afetam inúmeras vítimas inocentes, cujos gritos de terror e sofrimento questionam a consciência de todos: não podemos e não devemos ceder à lógica das armas!”

O apelo de Paulo VI à ONU
O Pontífice recorda que “vinte anos após o fim da II Guerra Mundial, em 1965, o Papa São Paulo VI, falando na ONU, perguntou: ‘Será que o mundo chegará a mudar a mentalidade particularista e bélica que até agora teceu grande parte de sua história?'” Segundo Francisco, “essa pergunta, que ainda aguarda uma resposta, estimula todos a trabalhar concretamente pela paz na Europa e em todo o mundo”.

“A paz é um dom de Deus que também deve encontrar hoje corações dispostos a acolhê-lo e trabalhar para serem construtores da reconciliação e testemunhas da esperança.”

Ser construtor de paz
Francisco espera “que as iniciativas promovidas para comemorar o voto popular à Mãe de Deus, nos quatro lugares que foram protagonistas daquele acontecimento, possam reavivar nos romanos a intenção de serem construtores de uma verdadeira paz em todos os lugares, relançando a fraternidade como condição essencial para recompor conflitos e hostilidade”. “Pode ser construtor de paz”, ressalta o Papa, “quem a possui dentro de si e, com coragem e mansidão, se compromete em criar vínculos, em estabelecer relações entre as pessoas, em apaziguar as tensões na família, no trabalho, na escola, entre os amigos”.
O Pontífice conclui a carta, pedindo a Nossa Senhora Medianeira para que “obtenha para toda a humanidade o dom da concórdia e da paz” e confia “todos os habitantes de Roma, especialmente os idosos, os doentes, as pessoas sozinhas e em dificuldade, à intercessão materna da Salus Populi Romani”.

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Indonésia. Ilha de Flores ainda é uma “terra prometida” de vocações

“Em junho e julho estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”, conta Pe. Galvani
Vatican News

 

Em 1924 os vigários e prefeitos apostólicos encontraram-se pela primeira vez, para definir uma orientação comum sobre diversas questões da vida da Igreja e sobre a relação com as …

“Nesta época de final de ano letivo, estamos obtendo bons resultados vocacionais. Nós, Camilianos, tentamos nos manter em forma tanto quanto possível com muitas pequenas coisas boas para fazer, não apenas no campo vocacional, mas também com nossas iniciativas sociais e de caridade.”
É o que conta à agência missionária Fides o padre Luigi Galvani, pioneiro na Diocese de Maumere, na Indonésia, onde os Missionários Camilianos estão presentes em três dioceses com 4 seminários, dois centros sociais onde coordenam um programa de nutrição para 160 crianças pobres, apoio à distância para cerca de 20 estudantes merecedores, um projeto de “casas especiais” para libertar os doentes mentais de situações de opressão e, por fim, um modesto projeto de produção de água mineral e do sorvete “São Camilo”.
Ordenações diaconais entre os vários institutos missionários
“Em junho e julho – explica ele – estão programadas várias ordenações diaconais entre os vários institutos missionários. No domingo, 2 de junho, 48 foram ordenados diáconos Verbitas, que serão seguidos por outros 8 diáconos Carmelitas no dia 7 de junho, e 27 interdiocesanos (Dioceses de Maumere, Ende, Ruteng, Larantuka e Denpasar) no domingo, 9 de junho. A esses se seguirão as ordenações de cinco diáconos Camilianos no próximo dia 14 de julho, na festa de nosso fundador, São Camilo de Lellis”.
A mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio

Em algumas áreas do país, que o Papa visitará em setembro, membros do clero local e de ordens religiosas masculinas e femininas moram por alguns dias em famílias católicas, …

“Nos próximos meses, haverá também as profissões religiosas de numerosos noviços e noviças dos vários institutos masculinos e femininos presentes na Diocese de Maumere, que, no momento, atingiram o número de 62 comunidades religiosas”.
“Todos esses resultados vocacionais encorajadores – conclui o missionário – certamente recompensam o empenho dos vários promotores, mas também são um testemunho da fé e do espírito missionário de centenas e centenas de famílias na ilha de Flores, que continua sendo a mais católica das 17.000 ilhas do arquipélago indonésio. Talvez seja também por isso que Flores é chamada de “terra prometida” de vocações.
(com Fides)

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África Central, quando uma Porta Santa se abriu para o mundo

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2015, foi aberto em um lugar sem precedentes, longe do coração cristão do mundo, a Basílica de São Pedro, mas dentro do coração do Papa Francisco, em Bangui. O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo da capital da África Central, revive aquele dia memorável e o significado benéfico que a visita do Pontífice produziu ao longo do tempo.
Maria Milvia Morciano e Jean Charles Putzolu – Vatican News
É tarde e a noite se prepara lentamente para chegar, tingindo o céu de rosa e dourado. A porta da Catedral de Notre-Dame em Bangui se abre, empurrada por duas mãos firmes. A figura de Francisco está de pé, vigorosa. Muitos anos se passaram desde aquele 29 de novembro de 2015, o primeiro dia do Advento e a data de início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que foi inaugurado, antecipadamente, em um lugar igualmente extraordinário, na capital da África Central. Pela primeira vez na história, a abertura da Porta Santa não se realiza na Basílica de São Pedro, no túmulo do Apóstolo, no centro do mundo cristão, mas em um lugar remoto, para muitos desconhecido.
Capital espiritual
A África Central é um dos países mais sangrentos e divididos do mundo. O Papa o escolheu justamente por esse motivo, para levar misericórdia e uma mensagem de paz a uma “terra que está sofrendo há vários anos com a guerra e o ódio, a incompreensão e a falta de paz. Mas nessa terra sofrida há também todos os países que estão passando através da cruz da guerra. Bangui se torna a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Por Bangui, por toda a República Centro-Africana, por todo o mundo, pelos países que estão sofrendo com a guerra, pedimos paz!”, disse o Papa na praça da igreja, depois de sair de um papamóvel, desprovido de qualquer proteção contra possíveis perigos, onde o imã também concordou em se sentar.
Um gesto universal compreendido por todos
Uma tradição antiga é transferida para um país jovem. O significado de abrir a Porta Santa e cruzar o limiar está enraizado em um simbolismo ancestral que, em Bangui, se ramifica e dá novos frutos. Ele está revestido de futuro. O gesto do Papa Francisco foi revolucionário porque, em um lugar fechado, cheio de barreiras, ele abre uma porta para a esperança, convida as pessoas a entrarem para encontrar misericórdia e paz, para encontrar Cristo e serem transformadas. Ele traduz de forma cristã uma metáfora compreensível para todos, em qualquer lugar do mundo, de qualquer tradição, religião, experiência e história. Todos entendem que se trata de um rito de passagem fundamental e sagrado.
A linha de fronteira, o limes latim, ponto final, fechamento, é transformada em limen, limiar, abertura. Talvez não seja coincidência o fato de duas palavras opostas conterem a mesma raiz, mas é interessante lembrar o fato de que, na linguagem eclesiástica, a “visitatio ad limina apostolorum” é a visita dos peregrinos aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, que remonta aos primeiros séculos da Igreja, mais tarde estendida aos bispos. Tudo fala de Jubileu.
Portas Santas em toda parte
Naquele ano de Misericórdia, muitas Portas Santas foram abertas em todo o mundo, quase um sistema solar composto por milhares de estrelas brilhantes espalhadas pela Terra, mesmo nos lugares mais remotos. Foi uma grande oportunidade, um presente dado a todos, mesmo àqueles que, por vários motivos, não podiam se locomover e viajar. Foi um jubileu extraordinário que pôde ser vivenciado em todas as igrejas locais, permitindo que aqueles que quisessem vivenciar plenamente o evento, fazer a peregrinação e atravessar a Porta da Misericórdia em sua própria diocese.
Uma esperança que vem de Roma
O cardeal Dieudonné Nzapalainga, então arcebispo de Bangui, é um dos intérpretes nodais de seu país. Sua história é de fé e de uma árdua “luta pela paz”, lembrando o título de seu livro na versão italiana, publicado pela Livraria Editora Vaticana em 2022. O cardeal centro-africano compartilhou com a mídia vaticana, aos microfones de Jean Charles Putzolu, a memória daqueles dias e as consequências benéficas da visita do Papa à África Central.
Gostaria de levá-los de volta ao dia 29 de novembro de 2015, o primeiro domingo do Advento, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia. Foi em Bangui, na República Centro-Africana, portanto, em seu país: uma tradição muito antiga chegando a um país jovem. Em sua opinião, qual foi o significado desse gesto para todos os centro-africanos?
É um gesto único na história não apenas da Igreja universal, mas também da nossa Igreja.
Porque nós, centro-africanos, diante da violência, do sofrimento e da morte, encontrando-nos vivendo em um estado de absurdo, sentimos a esperança que veio de Roma por meio do homem de Deus, o Papa, que veio para aplacar, para trazer paz, tranquilidade e perdão, para trazer reconciliação, convidando nós, centro-africanos, a abrir as portas de nossos corações, cheios de ódio, rancor e vingança, para que pudéssemos nos enfrentar. É por isso que ele mesmo disse para depormos nossas armas: “leve a justiça, leve o amor”. Acredito que seu gesto será sempre lembrado aqui na República Centro-Africana. Muçulmanos, protestantes, católicos, todos nós somos unânimes em dizer que sua chegada foi salutar.
E o Papa de fato chegou. Ela se lembrou dessa mensagem, desse chamado para depor as armas. Havia uma enorme tensão até quase dois dias antes de sua chegada a Bangui. Houve mais tensão desde então? Essa mensagem foi ouvida? A mensagem do Papa foi ouvida e atendida? As armas ficaram em silêncio?
Acho que a mensagem foi ouvida. Passamos seis meses desde a partida do Papa como se estivéssemos em um país normal, algo impensável até dois dias antes de sua chegada. Sua chegada aliviou a pressão. Vimos muçulmanos saindo de seus enclaves para se juntarem a seus irmãos e irmãs católicos no estádio, para participar da grande celebração. As pessoas iam e vinham. O Km 5 [marco 5] era considerado um local onde havia muitas armas e, portanto, não se podia entrar. Mas fui até lá com os cristãos para acompanhar o Papa, dizendo aos muçulmanos: “vamos caminhar juntos!”
O Papa veio de Roma para a República Centro-Africana, os cristãos de Bangui deixaram nossos bairros para ir ao encontro de nossos irmãos, caminhando pela paz. Bem, nós marchamos e continuamos a fazê-lo desde aquele dia. Um líder rebelde nos disse que deveríamos conversar sobre espiritualidade com os imãs. Os imãs organizaram uma grande reunião para pedir aos líderes rebeldes que depusessem suas armas e muita coisa mudou desde então. Isso também foi resultado da visita do Papa.
Os imãs realizaram um grande encontro para pedir aos líderes rebeldes que deponham as armas e isso mudou muito. Esse também foi o resultado da visita do Papa, que nos deu um empurrão, nos fez recomeçar e agora estamos vendo os resultados. Hoje as armas não circulam mais como antes.
Em sua opinião, quais foram os outros frutos desse evento?
Foram os encontros entre jovens muçulmanos e jovens cristãos. Encontros bastante regulares entre mulheres muçulmanas e mulheres cristãs, e entre nós, líderes. Há pouco tempo, em março, uma mesquita a 250 quilômetros daqui foi vandalizada. O imã, o pastor protestante e eu falamos ao coração de nossos fiéis para desarmá-los e convidá-los a cooperar, respeitar, valorizar e respeitar o local. Esse, em minha opinião, é o fruto dessa passagem. Agora também pedimos que a justiça seja feita. Isso significa que aqueles que perderam suas casas devem poder recuperá-las, o que significa que aqueles que moram na casa do vizinho há muito tempo devem ter a gentileza de sair. E nós, líderes religiosos, trabalhamos com o coração. Há alguns que saem para deixar a casa para os proprietários sem passar pelos tribunais ou pelo Estado. Portanto, acho que isso também é proveitoso. Agora os corações estão dispostos e podemos conversar, podemos imaginar um futuro comum.
Quando o senhor diz que eles saem de casa, é porque eles realmente a devolvem ao seu legítimo proprietário, certo?
Exatamente isso.
Em um nível mais pessoal, Vossa Eminência, quais são suas lembranças mais fortes e talvez mais vívidas daquele período?
A lembrança mais vívida é a de entrar no quilômetro 5 dois dias antes: era impossível atravessar o posto de controle. Eu estava lá. Vi com meus próprios olhos: o Papa escolheu ir em um veículo não blindado, mas em campo aberto. Todos sabiam que havia muitas armas no local. Francisco teve a coragem de ir até lá e vimos que o imã também concordou em ir no papamóvel. Essa é a imagem mais forte. Quando saí para ir ao estádio, vi muçulmanos saindo em massa, arriscando suas vidas. Foi sua fé que os levou a sair. Um imã nos disse: ‘O Papa não veio para vocês, cristãos, mas para nós, muçulmanos. Estávamos no enclave, estávamos na escravidão. Ele nos libertou!”
Eminência, uma última pergunta: o senhor se tornou inseparável do Imã… entre cristãos e muçulmanos e também com os protestantes. Vocês realizam iniciativas juntos quase diariamente. Esse é outro fruto. É claro que é o resultado de seu trabalho, mas também é o resultado da visita do Papa…
A visita do papa nos confortou, incentivou e apoiou nesse trabalho. E fomos nós três que pedimos a ele que viesse à República Centro-Africana. Acho que todos nós somos gratos a ele. Esse é o fruto de sua passagem.
O Jubileu de 2025. Como estão se preparando para ele?
O Jubileu de 2025 é um momento importante para a Igreja. Bem, já estão sendo criados grupos aqui para refletir, orar, reunir-se e também para ver como, localmente, viveremos esse momento. Este ano celebraremos 130 anos de evangelização na República Centro-Africana e, ao mesmo tempo, estaremos caminhando para 2025, que está logo ali, e estamos trabalhando em ambos. Portanto, acho que há muito entusiasmo. Eu estava com um grupo de jovens que se encontrava na igreja em massa e dissemos uns aos outros: este é um momento importante porque é um momento de graça, mas também é um momento complicado e elevado. Não podemos deixar passar esse momento favorável.

O cardeal Dieudonné Nzapalainga

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