Notícias

Salesianos no Brasil constroem réplica da Casa de Dom Bosco

A Presença Salesiana de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, está construindo uma réplica da casa onde Dom Bosco passou parte de sua infância e sua adolescência, no Piemonte, região do Norte da Itália.
Padre Pedro André, SDB – Vatican News
Neste ano de 2024 a Família Salesiana em todo o mundo celebra os 200 anos de um sonho. Não se trata de um sonho qualquer, mas daquele onde Jesus e Nossa Senhora mostraram para Joãozinho Bosco, quando ele tinha apenas nove anos de idade, qual era a sua vocação: transformar meninos maus em meninos bons. São João Bosco teve esse sonho na casa onde morava com sua mãe, seus dois irmãos e a avó (seu pai faleceu quando ele tinha apenas dois anos). Esta casa está conservada até hoje, no Colle Don Bosco, na região do Piemonte, no Norte da Itália.

Casa original de Dom Bosco

Como forma de celebrar este sonho e fazer com que o carisma salesiano seja cada vez mais conhecido, os Salesianos da cidade de Pindamonhangaba estão construindo uma réplica desta casa tão especial. O idealizador do projeto e diretor da Presença Salesiana de Pinda, padre Agnaldo Soares Lima, ao falar sobre a “Casinha de Dom Bosco”, explica que ela será um espaço educativo, para os adolescentes e jovens sonharem com seus futuros e apoiar a construção dos seus projetos de vida.
Cada detalhe da construção está sendo cuidado de forma meticulosa. As medidas originais, o mapeamento 3D e outros pormenores da construção original foram enviados da Itália para que a réplica seja a mais fiel possível. Para o revestimento interno e externo estão sendo usados tijolos de demolição, para que a Casinha tenha a aparência bicentenária da original. Nas suas pesquisas o padre Agnaldo encontrou outras réplicas da Casa de Dom Bosco mundo afora: nos Estados Unidos, na Guatemala e uma no Nordeste do Brasil, em Jaboatão dos Guararapes.

Salesianos constroem réplica da Casa de Dom Bosco

A ideia é que este ambiente se torne parte do caminho dos peregrinos que visitam o Vale do Paraíba para ir a Aparecida, à Canção Nova e ao Santuário de São Frei Galvão, ou seja integre a Rota da Fé. Além da Casinha está prevista a construção de um Café e de um itinerário formativo sobre a vida de Dom Bosco e sobre ecologia, levando em conta que a Casinha se encontra numa área verde com 79 mil m2, à beira de um lago, ou seja, um ambiente propício para a conscientização sobre a preservação da natureza, em consonância com o magistério do Papa Francisco. A Casinha de Dom Bosco tem previsão para ser inaugurada no dia 16 de agosto de 2024, data do aniversário de Dom Bosco.

Salesianos constroem réplica da Casa de Dom Bosco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile